Loading

terça-feira, 27 de julho de 2010

O universo de World of Warcraft

Esse post fará parte do Guia do Iniciante a ser postado em breve no blog e será atualizado no Cataclisma assim que as mudanças se tornarem concretas.

Servidores

A Blizzard divide seus servidores em quatro tipos: Normal, PvP, RP e RPPvP. Apesar dos quatro tipos disponíveis, você precisa apenas entender dois conceitos.

  • RP – significa “Role Playng”, ou seja, são servidores em que a “interpretação” de seu char é importante. Quando você conversa no chat, você conversa como seu char e não como você.
  • PVP – significa “Player vs Player”, ou seja, com exceção de alguns santuários (zonas que não se pode lutar), qualquer encontro com player da facção oposto pode resultar em um confronto.

Baseado nessas duas características nós temos os servers normais(sem PvP) em oposição aos servers PvP e  os servers normais com RP em oposição aos servers PvP com RP.

Na prática, o RP não funciona e é difícil você ver alguém interpretando seu personagem como deveria. Eu até tentei jogar uma vez e desisti. Minha preferência é por server PvP pois é menos monótono.

Os servidores com maior número de brasileiros ainda são o Warsong e o Gurubashi, mas isso esta mudando aos poucos. São servidores cheios e um êxodo começou a ocorrer aos poucos.

População

A população de um servidor é medida pela Blizzard como low, medium e high. A minha sugestão é que você evite os dois estremos.

Servidores muito cheios possuem problemas de “fila” para se logar, lag em grandes cidades e, no caso dos servidores PvP, uma certa dificuldade no conteúdo solo pois sempre tem algum inimigo querendo sua pele.

Já em servidores com baixa população encontramos problemas com a economia ainda instável e dificuldade em se montar grupos fixos ou pugs.

Segue a lista dos servidores.

Escolha seu lado

Escolhido aonde jogar é hora de escolher de qual lado você quer jogar, Aliança ou Horda.

HordeCrestAllianceCrest O lore (história) de World of Warcraft é muito rico para ser resumido aqui. Não existe o lado certo ou o lado dos bonzinhos. Tanto os membros da Aliança quanto os membros da Horda tiveram seus atos de bravura e traição. Muitas vezes lutaram lado a lado contra um inimigo maior. Tantas outras entre eles. Escolha o que te agrada mais. 

O equilíbrio entre os lados, hoje tende para a Horda na maioria dos servidores. Esse equilíbrio muda, então não adianta se preocupar que ele pode mudar de lado. Hoje é possível jogar dos dois lados com a mesma conta.

Na interface de escolha do seu char existe uma breve descrição de suas vantagens e desvantagens.

As Raças da Aliança

Esse é o lado clássico, do herói, dos humanos, elfos e anões. Apesar de não existir o lado certo, esse é considerado o lado dos bonzinhos.

button - humanbutton - dwarvebutton - gnomebutton - night elfbutton - draeneibutton - worgen

As Raças da Horda

Se a Aliança é o lado dos heróis, esse é o lado dos anti-heróis. A horda é composta por raças nobres e honradas, assim como a aliança. Porém, quanto mais eu leio o lore, mais eu admiro os heróis da Horda e questiono os da Aliança. Talvez um dia eu mude de lado novamente.

button - orcbutton - trollbutton - taurenbutton - undeadbutton - blood elfbutton - goblins

O que você é?

A escolha de classe muitas vezes é feita em paralelo com a de raça, já que existem restrições de algumas Classes para cada raça. Primeiro você precisa entender as três funções básicas de um personagem dentro de um grupo.

  • Tank – é  responsável por controlar as criaturas quando o grupo entra em combate, mantendo suas atenções voltadas para ele. O tank possui grande resistência, defesa e vida.
  • Healer - é responsável por manter todo o grupo vivo, curando o tank e os DPS quando necessário.
  • DPS - é responsável por fazer grandes quantidades de dano.

Essas são descrições simplórias dos três papeis fundamentais. Quando melhor ambientado você entenderá as várias ramificações existentes em cada uma delas.

Baseado nesses três tipos existem classes puras e híbridas. Nenhuma classe é somente tank ou somente healer mas o Hunter, por exemplo, é somente DPS.

Druid

about - druid 2 Druída é uma classe híbrida que desempenha diversa funções através de sua mudança de forma. Eles podem ter uma grande armadura e “rage” como os Warrior na forma de Urso (Bear Form), possuem stealth e podem lutar corpo-a-corpo (melee) como os Rogue na forma Felina (Cat Form) e até mesmo curar em Tree of Life Form. Por ser uma classe bem versátil ela não é especialista em nenhum das três árvores mas não faz feio, além de contribuir com características únicas para as batalhas.

Hunter

about - hunter 2É a única classe que usa armas de longo alcance (bows, guns ou crossbows)  como seu dano primário. São puro DPS e utilizam com freqüência a técnica de kiting (técnica de combate que mantém um player ou criatura a uma certa distância enquanto faz dano). Eles também podem capturar uma criatura e transforma-la em seu pet, com habilidades próprias. São excelentes para o jogo solo pois seus pets funcionam como tanks enquanto o hunter mantem o controle do combate.

Mage

about - mage 2 Como os Hunters são puros no DPS e a distância, porém baseados em magia, causando dano mágico ao invés de dano físico. Possui um grande número de magias de suporte, controle e pode criar portais. Podem se especializar em três diferentes áreas; fogo, gelo e arcano. No entanto, sua vestimenta é limitada a roupas leves, ao contrário dos Hunters que podem utilizar mail.

Paladin

about - paladin 2 Os Paladinos guerreiros poderosos que podem servir como DPS, tank o até mesmo como bons Healers se o alvo for único. Talvez a melhor classe híbrida do jogo quanto a sua versatilidade. Podem utilizar armaduras pesadas (plate) e carregar um escudo. Suas bênçãos e auras auxiliam o grupo e provem bons bônus. Até a expansão Burning Crusade, paladinos eram exclusivos da Aliança.

Priest

about - priest 2 Priest é a mais poderosa classe de Healer, podendo curar tanto um único alvo como um grupo. Em sua árvore Shadow, eles podem ser um grande DPS e um perigo em PvP. Possuam vários truques para controle de criatura e suporte ao grupo.

 

Rogue

about - Rogue 2 Ele é um DPS puro de combate corpo-a-corpo. Usam técnicas furtivas pois sua maior vantagem está em começar a luta. Utilizam venenos e podem abrir o que estiver trancado. Dano alto e a capacidade de manter o alvo incapacitado fazem deles um perigoso adversário. Eles utilizam um sistema próprio de “combo points” para executar ataques chamados de finishing moves.

Shaman

about - shaman 2 Essa classe tem uma particularidade interessante, eles podem ser DPS Caster (magia a distância) e DPS Meele (físico corpo-a-corpo), além de bons Healers. Eles também oferecem suporte ao grupo com seus totens. Possuem a habilidade de auto-ressurreição. Até a expansão Burning Crusade, shamans eram exclusivos da Horda.

 

Warlock

about - warlock 2 Warlocks são uma mistura de magos, hunters e rogues. São DPS Casters como os magos, usando magia negra. Possuem pets, que são demônios, como os hunters. Usam curses como o veneno dos rogue. Sua habilidade de suporte mais notável é a de invocar um membro do grupo, quando necessário.

 

Warrior

about - warrior 2 Eles são os clássicos tank. Muita armadura e resistência, bom dano e peritos no combate corpo-a-corpo. É a única classe que consegue empunhas duas armas de duas mãos. Usam a rage para suas habilidades especiais e são muito dependentes de sua gear (conjunto de armadura).

 

Death Knight

about - deathknight 2 Death Knight é uma classe especial chama de Hero Classes. Para criar um personagem é necessário que você já tenha um outro com nível 55 ou maior. Os Death Knight já começam no nível 55. São DPS Meele mas com habilidades de Caster como os Paladinos. Utilizam um sistema de runas e possuem uma espécie de pet, chamado minions, bem limitada. Na prática, se assemelham com Paladinos corrompidos. Por utilizarem armadura pesada e possuírem boas habilidades no corpo-a-corpo, eles podem executar a função de tank.

Relação Raça vs Classe

raça vs classe

Habilidades Especiais

Algumas classes são melhores que outras em determinadas habilidades ou características do jogo. O quadro a seguir foi criado pelo site wowiki e resume bem cada uma delas.

class skill

Criando seu Personagem

A tela de criação é bem simples e intuitiva. Ao escolher uma raça, automaticamente só estarão disponíveis as classes permitidas. Escolha o sexo e as características físicas. Algumas delas podem ser trocadas dentro do jogo indo a um cabelereiro. Tanto suas características quanto o nome podem ser gerados de forma aleatória.

character_wow

Do lado direito existe um breve resumo de cada um dos três grupos selecionados. Satisfeito com sua escolha é só aceitar e ir pro jogo.

2 comentários:

Paulo Carrano disse...

Parabéns pelo post cara! Muito bem feito!
Acho que resumiu o inicio para qualquer novo jogador!

Palaknight disse...

Tava vendo o seu blog e achei muito bom mesmo!Vou adiciona-lo em minha blogroll.Teria como você fazer o mesmo?
Pelo menos da uma olhada lá ^^
http://oblogdoknight.blogspot.com/

Postar um comentário