Loading

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Entenda o jogo - Primeiros passos – Parte I

Não existe nada mais emocionante no mundo dos games doque a primeira vez que você entra no jogo e começa a explorar todas as suas possibilidades. Cada descoberta, cada novo lugar ou uma nova magia é legal demais. Isso se perde com o tempo e nem uma nova expansão tem o mesmo efeito. Mas a emoção não acaba, ela muda.

Emoções e saudosismo a parte, ao começar um novo jogo você não faz a mínima idéia do que fazer. O objetivo desse guia é explicar de forma geral o que você precisa saber para começar.

 

Terra Natal

Ao entrar pela primeira vez no jogo, cada raça possui um lugar de início, normalmente um vilarejo próximo a uma cidade grande. Nessa região você passará seus dez primeiros níveis.

Esse lugar é relativamente seguro em relação a facção oposta na maioria dos casos. Durante esse período você aprenderá a lidar com as coisas básicas. Interface, combate, comércio e movimentação.

Não se preocupe com mais nada nesse momento e curta seu novo personagem. Para conhecer as áreas iniciais acesse o wowiki.

Evoluindo

Basicamente existem dois meios de se ganhar experiência e alguns outros que não vale a pena listar, como o pontos que você ganha ao entra em um novo território. É pouco para serem considerados. Então, basicamente você evolui quando:

  • mata uma criatura que te dê experiência.
  • completa uma quest (missão).

Existe diversos tipos de quest como falar com alguém, matar determinada criatura, levar tal item, buscar outro item, escoltar algum individuo, chegar em tal lugar e muito mais. Elas complementam a história do jogo e vale a pena entender o que você está fazendo ao invés de simplesmente cumprir a missão.

Simbologia

Alguns NPCs (Non Player Character ou Personagem do Jogo) possuem um símbolo sobre sua cabeça ou que aparece quando passamos o mouse sobre ele. Esse símbolo informa a você o tipo de interação que você pode ter com ele.

Pointer_quest_on_32x32 Identifica um NPC que possui uma nova quest. Se o ícone for azul, essa quest é de repetição. Ou seja, pode ser feita mais de uma vez.
Pointer_questdone_on_32x32 Quando você termina uma quest, o NPC responsável por recebe-la recebe esse ícone de identificação.
Pointer_bag_on_32x32 Representa um comerciante. Esse NPC abrirá uma janela de comércio onde você pode comprar e vender itens.
Pointer_repair_on_32x32 O NPC que recebe esse ícone pode consertar seu equipamento quando estiver quebrado ou danificado. Eles também são comerciantes.
Pointer_talk_on_32x32 Identifica um NPC que tem algo a dizer.
Pointer_sword_on_32x32 É o ícone de combate. Criaturas e players com esse ícone podem ser atacados.
Pointer_hearth_on_32x32 Esse ícone identifica o innkeeper. Nele, a partir do nível 5, você salva sua “casa” e recebe uma Hearthstone. Com esse item você pode se tele transportar para sua “casa”.
   

 

Pointer_repair_off_32x32 Quando o símbolo aparece em cinza ou com a seta em prata ao invés de dourada, indica que você está fora do alcance para executar aquela ação ou não pode interagir naquele momento.

O código de cores

Os personagens, criaturas e objetos possuem um código de cor que indica sua disposição ou qualidade.

Para os jogadores e NPC esse código aparece no nome onde:

  • azul – não importa de qual lado ele está.
  • verde – pertence ao seu lado.
  • amarelo – lado oposto mas não está apto para combater.
  • vermelho – inimigo pronto para o combate.

Uma regra similar se aplica aos mobs (criaturas) . No caso deles, o mais comum é serem amarelos (pacíficos; só atacam se provocados) e vermelhos (hostis). Isso referente ao nome que aparece sobre eles, mas eles também possuem uma codificação quanto ao seu nível.

  • cinza – estão muito abaixo do seu nível e não fornecem XP.
  • verde – de 3 a 4 níveis abaixo e podem ser enfrentados em grupo.
  • amarelo – próximo ao seu nível e merecem atenção.
  • laranja – de 3 a 4 níveis acima do seu e dependendo de sua classe a luta pode se complicada.
  • vermelho – de 5 a 9 níveis acima do seu e é prudente não enfrenta-los sozinho.
  • skull – acima de 10 níveis, fique longe.

As quests se assemelham com o sistema de cores dos mobs.

  • cinza – muito fáceis; não fornecem experiência.
  • verde – fáceis; fornecem pouco XP.
  • amarelo – médias; boa XP sem serem difíceis.
  • laranja – difíceis; podem ser feitas com um pouco de cautela.
  • vermelho – muito difíceis; quase impossível de serem feitas.

Nos itens, principalmente os equipáveis, a cor determina sua qualidade.

  • Poor – itens de baixa qualidade (link).
  • Common – itens comuns (link).
  • Uncommon – itens incomuns e a maioria dos itens encontrados (link).
  • Rare – itens raros e são mais difíceis de serem encontrados (link).
  • Epic – compõe as tier ou armor set  (conjunto de equipamento) (link).
  • Legendary – itens raros que possuem uma bonificação extra (link).
  • Artifact – na prática eles não existem (link).
  • Heirloom – são itens BoA (linkados a conta) (link).

Se repararmos, mesmo quando o sistema de cores muda de aplicação, sua regras permanecem as mesmas.

Barra de Evolução

A barra possui três tonalidades e é dividida em gomos que representam 5% do total de XP necessário para mudar de nível. A de fundo possui um tom acinzentado e a de progressão, a mais nítida, uma cor azul. Completando você muda de nível. Porém, existe uma intermediária, que corre a frente da barra de progressão, em um tom azul mais claro ou transparente que indica o quanto você está descansado.

O motivo de sua existência é que, enquanto você estiver matando criaturas dentro desse espaço azul claro, a sua XP ganha é dobrada.

Eu demorei muito a descobrir sua existência e isso teria ajudado bastante a evoluir meu primeiro personagem.

Descanso

ZzzpicQuando você está descansado, toda experiência ganha com criaturas é maior mas para que isso aconteça você deve adquirir pontos de descanso.

Para que você descanse é necessário que você permaneça pelo menos 8 horas dentro  de uma estalagem (inn), aquele lugar onde você salvou sua Hearthstone com o innkeeper. A cada 8 horas descansando você recebe 5% de status descansado num máximo de 150% (um nível e meio). Para ter certeza que você está descansando, um ícone ZZZ aparece no seu retrato.

Sempre que você for deslogar, deixe seu personagem em uma estalagem para que seu bônus aumente.

Muitos jogadores preferem evoluir dois ou mais personagens simultâneos para que o bônus seja aproveitado melhor.

Loot

Loot ou saque no português, é sua recompensa após matar uma criatura que podem ser itens ou dinheiro. Também pode ser coletado de caixas, cestos, barris, etc. Quando um corpo ou objeto pode ser “lootiável” (como os jogadores inventam palavras novas!), um efeito “purpurina” aparece sobre ele. Como se ele brilhasse com estrelinhas.

Para coletar os itens, basta clicar com o botão direito do mouse para que uma janela de itens abrirá para que você selecione o que quer coletar. Se você clicar com o botão direito do mouse enquanto pressiona a tecla Shift, todos os itens serão coletados automaticamente. Em grupo o processo é um pouco diferente, mas quando chegar o momento você não será mais um iniciante então fica o link.

O que é importante você saber é que existem vários tipos de loot. Consideramos também loot os itens adquiridos de NPCs.

  • Bind on Equip (BoE) – enquanto você não utiliza-lo, ele pode ser dado ou vendido a outro personagem.
  • Bind on Pickup (BoP) – assim que você coleta o item ele se torna soulbound, ou seja, apenas você pode utiliza-lo.
  • Bind to Account (BoA) – o item pode ser utilizado por você em qualquer um de seus personagens.
  • Soulbound – queira ou não, só você pode coleta-lo e utiliza-lo.

Esse sistema evita que itens difíceis de se conseguir e poderosos sejam usados por personagens que não o mereçam.

Gear

A gear é seu equipamento. A maioria dos itens possuem um nível mínimo requerido para que você possa utiliza-lo. Quando os itens são agrupados em um conjunto, normalmente de cinco peças, que oferece um bônus quando utilizados em grupo, eles recebem o nome de set. De tempos em tempos a Blizzard disponibiliza um set de equipamentos top para cada classe PvE e PvP que recebe o nome de tier.

Atualmente estamos na Tier 10 que pode ser adquirido com emblemas e nas raids avançadas. O conceito de Tier também é aplicado as camadas de evolução de seus talentos.

Se permitido, ao clicar com o botão da direita sobre ele, ele será equipado.

Durabilidade

Seus equipamentos possuem um resistência que vai diminuindo com o uso. Quando você morre eles perdem cerca de 10% de sua durabilidade.

Ao atingir 25% do total, um imagem com a parte correspondente do item aparece em amarelo. Ao atingir 0% ele se quebra e não pode ser mais usado até ser consertado.

Para repara-los procure um NPC com o ícone da bigorna mostrado acima. Quanto mais avariado, maior será o custo de reparo.

Morte

Vou te contar um segredo. A primeira vez que eu morri foi um dos pontos determinantes de qualificar o WoW como um dos melhores jogos MMO que eu já joguei. Achei o sistema fantástico.

Spirit_Healer_Death_Ghost Quando sua vida zera você morre e se transforma em um espírito. A partir daí você vê o mundo em tons de cinza. Seu espírito é levado automaticamente ao cemitério mais próximo onde se encontra um Spirit Healer que só pode ser visto quando morto.

Você pode voltar até voltar andando até seu corpo pelo mundo espiritual para reviver ou aceitar a proposta do Spirit Healer e reviver no cemitério, mas isso tem um preço. Ao aceitar a proposta do Spirit Healer você recebe um debuff (status negativo) chamado Resurrection Sickness que baixa todos os seu status em 75% por um tempo entre 1 e 10 minutos dependendo do seu nível. Personagens até o nível 10 não recebem esse debuff.

250px-HordeghostSeus equipamentos também perdem 25% da durabilidade. Isso torna a ressurreição no cemitério mais onerosa ainda. 

Morrer também faz com que você perca a maioria dos seus buffs. Todo esse inconveniente faz com que você tome mais cuidado ao lutar. Outras vezes, morrer é um bom artifício para que você possa explorar locais demasiados cheios de inimigos sem ter que morrer dezenas de vezes até descobrir o caminho certo ou onde está determinado objeto ou NPC.

 

No próximo post abordaremos as profissões, a interface, a Auction House entre outras coisas.

1 comentários:

Mino disse...

ah como eu queria um Post desse quando eu comecei no wow! :'(

Postar um comentário