Loading

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Guilda Union

Union Flag

Guilda Union

Gurubashi Aliança

 

Necessário ter nível 80, Gear compatível com a raid atual, disponibilidade para raidar, vontade de progredir e espírito de cooperação.

 

Horário de raid das 20:00 ás 23:00

(Brasília) de segunda á sexta e sistema DKP (EPGP LootMaster).

 

Recrutamento

Build Beast Mastaer Cataclísmica I

Como eu fiz Marksmanship e Survival, farei um Beat Master também.

Eu não tenho idéia de qual será o consumo de focus, então coloquei os 4 pts de Bestial Discipline. One With Nature aumenta o dano então tem que ter.

Kill Command entra na rotação mas consome 40 focus. Reduzir seu custo é uma boa idéia pois seu dano é significativo. Spirit Bond não é muito útil em PvE mas é bastante interessante em PvP e Solo. Não sei avaliar Frenzy mas vou pegar para liberar Focus Fire e Pathfinding é talento de caçador.

Envenomation também é um talento de redução de focus mas agora dos venons. Fervor é outro só que é uma espécie de “botão de emergência”. Focus Fire aumenta seu attack speed e, tchanan, recupera focus. Cobra Strike nós já conhecemos e continua útil, só preciso entender melhor esse negócio de “two shot in one row”.

Cataclisma - Hunter - BM - 01

Eu não sei, mas BM me parece muito preocupada em baixar os custos de focus doque melhorar suas habilidades. Tudo bem, uma coisa ajuda a outra.

Animal Handler sempre foi útil, ainda mais agora com a possíbilidade de disparar mais Kill Command. Eu gostei de Longevity.

Eu não sei se Ferocious Inspiration estaca com o talento dos Pally, então vou deixar de fora. Até porque, Invigoration que depende dele é mais um talento de recuperação de focus. A dupla Bestial Wrath e The Beast Within que aumenta o dano do pet em meio a tanta recuperação de focus se torna indispensável. Rhumba é uma novidade interessante.

Não peguei Ferocious Inspiration, então não pego Invigoration. Também vou pular Aspect of the Monkey que me parece muito PvP. Kindred Spirit, só para fugir um pouco a regra, ao invés de reduzir o focus dos talentos ele aumenta o seu focus total e do seu pet. Focus…

E Beast Mastery!

Os 7 pontos restante vou deixar em Marksmanship para, adivinha só, melhorar a recuperação de focus do pet e baixar o custo de focus de seus talentos.

Sério, começo mesmo a me preocupar com essa história de focus.

Cena de filme

O site WoW.Com tem um tópico chamado Around Azeroth onde o pessoal posta suas screenshots. Tem muita coisa bacana mas eu adorei essa aqui, parece cena de filme. A foto pertence a Elizabeth Wachowski e está em um de seus posts. Se é dela ou algo da Blizz eu não sei, mas se for dela, ela realmente tem jeito para fotografia.

aa-suborc-1024

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Entenda o jogo - Primeiros passos – Parte I

Não existe nada mais emocionante no mundo dos games doque a primeira vez que você entra no jogo e começa a explorar todas as suas possibilidades. Cada descoberta, cada novo lugar ou uma nova magia é legal demais. Isso se perde com o tempo e nem uma nova expansão tem o mesmo efeito. Mas a emoção não acaba, ela muda.

Emoções e saudosismo a parte, ao começar um novo jogo você não faz a mínima idéia do que fazer. O objetivo desse guia é explicar de forma geral o que você precisa saber para começar.

 

Terra Natal

Ao entrar pela primeira vez no jogo, cada raça possui um lugar de início, normalmente um vilarejo próximo a uma cidade grande. Nessa região você passará seus dez primeiros níveis.

Esse lugar é relativamente seguro em relação a facção oposta na maioria dos casos. Durante esse período você aprenderá a lidar com as coisas básicas. Interface, combate, comércio e movimentação.

Não se preocupe com mais nada nesse momento e curta seu novo personagem. Para conhecer as áreas iniciais acesse o wowiki.

Evoluindo

Basicamente existem dois meios de se ganhar experiência e alguns outros que não vale a pena listar, como o pontos que você ganha ao entra em um novo território. É pouco para serem considerados. Então, basicamente você evolui quando:

  • mata uma criatura que te dê experiência.
  • completa uma quest (missão).

Existe diversos tipos de quest como falar com alguém, matar determinada criatura, levar tal item, buscar outro item, escoltar algum individuo, chegar em tal lugar e muito mais. Elas complementam a história do jogo e vale a pena entender o que você está fazendo ao invés de simplesmente cumprir a missão.

Simbologia

Alguns NPCs (Non Player Character ou Personagem do Jogo) possuem um símbolo sobre sua cabeça ou que aparece quando passamos o mouse sobre ele. Esse símbolo informa a você o tipo de interação que você pode ter com ele.

Pointer_quest_on_32x32 Identifica um NPC que possui uma nova quest. Se o ícone for azul, essa quest é de repetição. Ou seja, pode ser feita mais de uma vez.
Pointer_questdone_on_32x32 Quando você termina uma quest, o NPC responsável por recebe-la recebe esse ícone de identificação.
Pointer_bag_on_32x32 Representa um comerciante. Esse NPC abrirá uma janela de comércio onde você pode comprar e vender itens.
Pointer_repair_on_32x32 O NPC que recebe esse ícone pode consertar seu equipamento quando estiver quebrado ou danificado. Eles também são comerciantes.
Pointer_talk_on_32x32 Identifica um NPC que tem algo a dizer.
Pointer_sword_on_32x32 É o ícone de combate. Criaturas e players com esse ícone podem ser atacados.
Pointer_hearth_on_32x32 Esse ícone identifica o innkeeper. Nele, a partir do nível 5, você salva sua “casa” e recebe uma Hearthstone. Com esse item você pode se tele transportar para sua “casa”.
   

 

Pointer_repair_off_32x32 Quando o símbolo aparece em cinza ou com a seta em prata ao invés de dourada, indica que você está fora do alcance para executar aquela ação ou não pode interagir naquele momento.

O código de cores

Os personagens, criaturas e objetos possuem um código de cor que indica sua disposição ou qualidade.

Para os jogadores e NPC esse código aparece no nome onde:

  • azul – não importa de qual lado ele está.
  • verde – pertence ao seu lado.
  • amarelo – lado oposto mas não está apto para combater.
  • vermelho – inimigo pronto para o combate.

Uma regra similar se aplica aos mobs (criaturas) . No caso deles, o mais comum é serem amarelos (pacíficos; só atacam se provocados) e vermelhos (hostis). Isso referente ao nome que aparece sobre eles, mas eles também possuem uma codificação quanto ao seu nível.

  • cinza – estão muito abaixo do seu nível e não fornecem XP.
  • verde – de 3 a 4 níveis abaixo e podem ser enfrentados em grupo.
  • amarelo – próximo ao seu nível e merecem atenção.
  • laranja – de 3 a 4 níveis acima do seu e dependendo de sua classe a luta pode se complicada.
  • vermelho – de 5 a 9 níveis acima do seu e é prudente não enfrenta-los sozinho.
  • skull – acima de 10 níveis, fique longe.

As quests se assemelham com o sistema de cores dos mobs.

  • cinza – muito fáceis; não fornecem experiência.
  • verde – fáceis; fornecem pouco XP.
  • amarelo – médias; boa XP sem serem difíceis.
  • laranja – difíceis; podem ser feitas com um pouco de cautela.
  • vermelho – muito difíceis; quase impossível de serem feitas.

Nos itens, principalmente os equipáveis, a cor determina sua qualidade.

  • Poor – itens de baixa qualidade (link).
  • Common – itens comuns (link).
  • Uncommon – itens incomuns e a maioria dos itens encontrados (link).
  • Rare – itens raros e são mais difíceis de serem encontrados (link).
  • Epic – compõe as tier ou armor set  (conjunto de equipamento) (link).
  • Legendary – itens raros que possuem uma bonificação extra (link).
  • Artifact – na prática eles não existem (link).
  • Heirloom – são itens BoA (linkados a conta) (link).

Se repararmos, mesmo quando o sistema de cores muda de aplicação, sua regras permanecem as mesmas.

Barra de Evolução

A barra possui três tonalidades e é dividida em gomos que representam 5% do total de XP necessário para mudar de nível. A de fundo possui um tom acinzentado e a de progressão, a mais nítida, uma cor azul. Completando você muda de nível. Porém, existe uma intermediária, que corre a frente da barra de progressão, em um tom azul mais claro ou transparente que indica o quanto você está descansado.

O motivo de sua existência é que, enquanto você estiver matando criaturas dentro desse espaço azul claro, a sua XP ganha é dobrada.

Eu demorei muito a descobrir sua existência e isso teria ajudado bastante a evoluir meu primeiro personagem.

Descanso

ZzzpicQuando você está descansado, toda experiência ganha com criaturas é maior mas para que isso aconteça você deve adquirir pontos de descanso.

Para que você descanse é necessário que você permaneça pelo menos 8 horas dentro  de uma estalagem (inn), aquele lugar onde você salvou sua Hearthstone com o innkeeper. A cada 8 horas descansando você recebe 5% de status descansado num máximo de 150% (um nível e meio). Para ter certeza que você está descansando, um ícone ZZZ aparece no seu retrato.

Sempre que você for deslogar, deixe seu personagem em uma estalagem para que seu bônus aumente.

Muitos jogadores preferem evoluir dois ou mais personagens simultâneos para que o bônus seja aproveitado melhor.

Loot

Loot ou saque no português, é sua recompensa após matar uma criatura que podem ser itens ou dinheiro. Também pode ser coletado de caixas, cestos, barris, etc. Quando um corpo ou objeto pode ser “lootiável” (como os jogadores inventam palavras novas!), um efeito “purpurina” aparece sobre ele. Como se ele brilhasse com estrelinhas.

Para coletar os itens, basta clicar com o botão direito do mouse para que uma janela de itens abrirá para que você selecione o que quer coletar. Se você clicar com o botão direito do mouse enquanto pressiona a tecla Shift, todos os itens serão coletados automaticamente. Em grupo o processo é um pouco diferente, mas quando chegar o momento você não será mais um iniciante então fica o link.

O que é importante você saber é que existem vários tipos de loot. Consideramos também loot os itens adquiridos de NPCs.

  • Bind on Equip (BoE) – enquanto você não utiliza-lo, ele pode ser dado ou vendido a outro personagem.
  • Bind on Pickup (BoP) – assim que você coleta o item ele se torna soulbound, ou seja, apenas você pode utiliza-lo.
  • Bind to Account (BoA) – o item pode ser utilizado por você em qualquer um de seus personagens.
  • Soulbound – queira ou não, só você pode coleta-lo e utiliza-lo.

Esse sistema evita que itens difíceis de se conseguir e poderosos sejam usados por personagens que não o mereçam.

Gear

A gear é seu equipamento. A maioria dos itens possuem um nível mínimo requerido para que você possa utiliza-lo. Quando os itens são agrupados em um conjunto, normalmente de cinco peças, que oferece um bônus quando utilizados em grupo, eles recebem o nome de set. De tempos em tempos a Blizzard disponibiliza um set de equipamentos top para cada classe PvE e PvP que recebe o nome de tier.

Atualmente estamos na Tier 10 que pode ser adquirido com emblemas e nas raids avançadas. O conceito de Tier também é aplicado as camadas de evolução de seus talentos.

Se permitido, ao clicar com o botão da direita sobre ele, ele será equipado.

Durabilidade

Seus equipamentos possuem um resistência que vai diminuindo com o uso. Quando você morre eles perdem cerca de 10% de sua durabilidade.

Ao atingir 25% do total, um imagem com a parte correspondente do item aparece em amarelo. Ao atingir 0% ele se quebra e não pode ser mais usado até ser consertado.

Para repara-los procure um NPC com o ícone da bigorna mostrado acima. Quanto mais avariado, maior será o custo de reparo.

Morte

Vou te contar um segredo. A primeira vez que eu morri foi um dos pontos determinantes de qualificar o WoW como um dos melhores jogos MMO que eu já joguei. Achei o sistema fantástico.

Spirit_Healer_Death_Ghost Quando sua vida zera você morre e se transforma em um espírito. A partir daí você vê o mundo em tons de cinza. Seu espírito é levado automaticamente ao cemitério mais próximo onde se encontra um Spirit Healer que só pode ser visto quando morto.

Você pode voltar até voltar andando até seu corpo pelo mundo espiritual para reviver ou aceitar a proposta do Spirit Healer e reviver no cemitério, mas isso tem um preço. Ao aceitar a proposta do Spirit Healer você recebe um debuff (status negativo) chamado Resurrection Sickness que baixa todos os seu status em 75% por um tempo entre 1 e 10 minutos dependendo do seu nível. Personagens até o nível 10 não recebem esse debuff.

250px-HordeghostSeus equipamentos também perdem 25% da durabilidade. Isso torna a ressurreição no cemitério mais onerosa ainda. 

Morrer também faz com que você perca a maioria dos seus buffs. Todo esse inconveniente faz com que você tome mais cuidado ao lutar. Outras vezes, morrer é um bom artifício para que você possa explorar locais demasiados cheios de inimigos sem ter que morrer dezenas de vezes até descobrir o caminho certo ou onde está determinado objeto ou NPC.

 

No próximo post abordaremos as profissões, a interface, a Auction House entre outras coisas.

Aumentando a blog esfera

Powered by BannerFans.com

Como sempre, esse blog está aberto para divulgar todo site de nossa pequena mas sólida esfera de WoW. Hoje eu trago o Blog do Knight.

Não pensem que pelo nome ele só fala dessa classe guerreira. Seu blog trás assuntos diversos no mundo de World of Warcraft  com nóticias, novidades e tudo mais e está na estrada desde 2009. 

terça-feira, 27 de julho de 2010

O universo de World of Warcraft

Esse post fará parte do Guia do Iniciante a ser postado em breve no blog e será atualizado no Cataclisma assim que as mudanças se tornarem concretas.

Servidores

A Blizzard divide seus servidores em quatro tipos: Normal, PvP, RP e RPPvP. Apesar dos quatro tipos disponíveis, você precisa apenas entender dois conceitos.

  • RP – significa “Role Playng”, ou seja, são servidores em que a “interpretação” de seu char é importante. Quando você conversa no chat, você conversa como seu char e não como você.
  • PVP – significa “Player vs Player”, ou seja, com exceção de alguns santuários (zonas que não se pode lutar), qualquer encontro com player da facção oposto pode resultar em um confronto.

Baseado nessas duas características nós temos os servers normais(sem PvP) em oposição aos servers PvP e  os servers normais com RP em oposição aos servers PvP com RP.

Na prática, o RP não funciona e é difícil você ver alguém interpretando seu personagem como deveria. Eu até tentei jogar uma vez e desisti. Minha preferência é por server PvP pois é menos monótono.

Os servidores com maior número de brasileiros ainda são o Warsong e o Gurubashi, mas isso esta mudando aos poucos. São servidores cheios e um êxodo começou a ocorrer aos poucos.

População

A população de um servidor é medida pela Blizzard como low, medium e high. A minha sugestão é que você evite os dois estremos.

Servidores muito cheios possuem problemas de “fila” para se logar, lag em grandes cidades e, no caso dos servidores PvP, uma certa dificuldade no conteúdo solo pois sempre tem algum inimigo querendo sua pele.

Já em servidores com baixa população encontramos problemas com a economia ainda instável e dificuldade em se montar grupos fixos ou pugs.

Segue a lista dos servidores.

Escolha seu lado

Escolhido aonde jogar é hora de escolher de qual lado você quer jogar, Aliança ou Horda.

HordeCrestAllianceCrest O lore (história) de World of Warcraft é muito rico para ser resumido aqui. Não existe o lado certo ou o lado dos bonzinhos. Tanto os membros da Aliança quanto os membros da Horda tiveram seus atos de bravura e traição. Muitas vezes lutaram lado a lado contra um inimigo maior. Tantas outras entre eles. Escolha o que te agrada mais. 

O equilíbrio entre os lados, hoje tende para a Horda na maioria dos servidores. Esse equilíbrio muda, então não adianta se preocupar que ele pode mudar de lado. Hoje é possível jogar dos dois lados com a mesma conta.

Na interface de escolha do seu char existe uma breve descrição de suas vantagens e desvantagens.

As Raças da Aliança

Esse é o lado clássico, do herói, dos humanos, elfos e anões. Apesar de não existir o lado certo, esse é considerado o lado dos bonzinhos.

button - humanbutton - dwarvebutton - gnomebutton - night elfbutton - draeneibutton - worgen

As Raças da Horda

Se a Aliança é o lado dos heróis, esse é o lado dos anti-heróis. A horda é composta por raças nobres e honradas, assim como a aliança. Porém, quanto mais eu leio o lore, mais eu admiro os heróis da Horda e questiono os da Aliança. Talvez um dia eu mude de lado novamente.

button - orcbutton - trollbutton - taurenbutton - undeadbutton - blood elfbutton - goblins

O que você é?

A escolha de classe muitas vezes é feita em paralelo com a de raça, já que existem restrições de algumas Classes para cada raça. Primeiro você precisa entender as três funções básicas de um personagem dentro de um grupo.

  • Tank – é  responsável por controlar as criaturas quando o grupo entra em combate, mantendo suas atenções voltadas para ele. O tank possui grande resistência, defesa e vida.
  • Healer - é responsável por manter todo o grupo vivo, curando o tank e os DPS quando necessário.
  • DPS - é responsável por fazer grandes quantidades de dano.

Essas são descrições simplórias dos três papeis fundamentais. Quando melhor ambientado você entenderá as várias ramificações existentes em cada uma delas.

Baseado nesses três tipos existem classes puras e híbridas. Nenhuma classe é somente tank ou somente healer mas o Hunter, por exemplo, é somente DPS.

Druid

about - druid 2 Druída é uma classe híbrida que desempenha diversa funções através de sua mudança de forma. Eles podem ter uma grande armadura e “rage” como os Warrior na forma de Urso (Bear Form), possuem stealth e podem lutar corpo-a-corpo (melee) como os Rogue na forma Felina (Cat Form) e até mesmo curar em Tree of Life Form. Por ser uma classe bem versátil ela não é especialista em nenhum das três árvores mas não faz feio, além de contribuir com características únicas para as batalhas.

Hunter

about - hunter 2É a única classe que usa armas de longo alcance (bows, guns ou crossbows)  como seu dano primário. São puro DPS e utilizam com freqüência a técnica de kiting (técnica de combate que mantém um player ou criatura a uma certa distância enquanto faz dano). Eles também podem capturar uma criatura e transforma-la em seu pet, com habilidades próprias. São excelentes para o jogo solo pois seus pets funcionam como tanks enquanto o hunter mantem o controle do combate.

Mage

about - mage 2 Como os Hunters são puros no DPS e a distância, porém baseados em magia, causando dano mágico ao invés de dano físico. Possui um grande número de magias de suporte, controle e pode criar portais. Podem se especializar em três diferentes áreas; fogo, gelo e arcano. No entanto, sua vestimenta é limitada a roupas leves, ao contrário dos Hunters que podem utilizar mail.

Paladin

about - paladin 2 Os Paladinos guerreiros poderosos que podem servir como DPS, tank o até mesmo como bons Healers se o alvo for único. Talvez a melhor classe híbrida do jogo quanto a sua versatilidade. Podem utilizar armaduras pesadas (plate) e carregar um escudo. Suas bênçãos e auras auxiliam o grupo e provem bons bônus. Até a expansão Burning Crusade, paladinos eram exclusivos da Aliança.

Priest

about - priest 2 Priest é a mais poderosa classe de Healer, podendo curar tanto um único alvo como um grupo. Em sua árvore Shadow, eles podem ser um grande DPS e um perigo em PvP. Possuam vários truques para controle de criatura e suporte ao grupo.

 

Rogue

about - Rogue 2 Ele é um DPS puro de combate corpo-a-corpo. Usam técnicas furtivas pois sua maior vantagem está em começar a luta. Utilizam venenos e podem abrir o que estiver trancado. Dano alto e a capacidade de manter o alvo incapacitado fazem deles um perigoso adversário. Eles utilizam um sistema próprio de “combo points” para executar ataques chamados de finishing moves.

Shaman

about - shaman 2 Essa classe tem uma particularidade interessante, eles podem ser DPS Caster (magia a distância) e DPS Meele (físico corpo-a-corpo), além de bons Healers. Eles também oferecem suporte ao grupo com seus totens. Possuem a habilidade de auto-ressurreição. Até a expansão Burning Crusade, shamans eram exclusivos da Horda.

 

Warlock

about - warlock 2 Warlocks são uma mistura de magos, hunters e rogues. São DPS Casters como os magos, usando magia negra. Possuem pets, que são demônios, como os hunters. Usam curses como o veneno dos rogue. Sua habilidade de suporte mais notável é a de invocar um membro do grupo, quando necessário.

 

Warrior

about - warrior 2 Eles são os clássicos tank. Muita armadura e resistência, bom dano e peritos no combate corpo-a-corpo. É a única classe que consegue empunhas duas armas de duas mãos. Usam a rage para suas habilidades especiais e são muito dependentes de sua gear (conjunto de armadura).

 

Death Knight

about - deathknight 2 Death Knight é uma classe especial chama de Hero Classes. Para criar um personagem é necessário que você já tenha um outro com nível 55 ou maior. Os Death Knight já começam no nível 55. São DPS Meele mas com habilidades de Caster como os Paladinos. Utilizam um sistema de runas e possuem uma espécie de pet, chamado minions, bem limitada. Na prática, se assemelham com Paladinos corrompidos. Por utilizarem armadura pesada e possuírem boas habilidades no corpo-a-corpo, eles podem executar a função de tank.

Relação Raça vs Classe

raça vs classe

Habilidades Especiais

Algumas classes são melhores que outras em determinadas habilidades ou características do jogo. O quadro a seguir foi criado pelo site wowiki e resume bem cada uma delas.

class skill

Criando seu Personagem

A tela de criação é bem simples e intuitiva. Ao escolher uma raça, automaticamente só estarão disponíveis as classes permitidas. Escolha o sexo e as características físicas. Algumas delas podem ser trocadas dentro do jogo indo a um cabelereiro. Tanto suas características quanto o nome podem ser gerados de forma aleatória.

character_wow

Do lado direito existe um breve resumo de cada um dos três grupos selecionados. Satisfeito com sua escolha é só aceitar e ir pro jogo.

Build Survival no Cataclisma I

Ao meu ver, o maior problema dessa nova build é a dependência de suas traps. É pessoal, não gosto de usa-las. Possui muitos talentos para PvP também. Mas é possível construir algo satisfatório.

Agora você ganha “Explosive Shot” ao escolher essa árvore, então sua última tier é o Black Arrow. “Toxicology” faz com que “Black Arrow” se torne mais valioso.

Da metade para baixo, todos os talentos são úteis. Talvez abrir mão de “Noxious Stings” e colocar “Efficiency” (MM). Em “Efficiency” o custo de focus do “Explosive Shot” cai de 50 para 44. Talvez ajude.

A tier 3 é a mais complicada. A não ser que você pense em PvP, só “Lock and Load” escapa e olhe lá, pois tiraram “Black Arrow”. Então coloque esse ponto aonde você quiser. Para testes, coloquei em “Counterattack”.

Cataclisma - Hunter - SV - 01

Diferente da MM, ela é quase Survival puro. Survival requer mais atenção doque Marksmanship quanto a rotação. Só testando para saber, mas é assim que eu comeária para ver no que vai dar.

Segue link da build.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Build Marksmanship no Cataclisma III

Nem deu tempo de postar a build II de MM e já temos novas mudanças para o Hunter, e para melhor. Vou listá-las primeiro e comento depois.

  • Cobra Shot agora aumenta a duração do Serpent Sting em 6 seg.
  • Bestial Wrath (BM) não tem mais custo de focus.
  • Piercing Shots volta a árvore de Marksmanship.
  • Marked for Death (MM) passa a depender de Master Marskman.
  • Resistance is Futile aumento um pouco do crítico do Kill Command ao invés de procar um Kill Command livre.
  • Improved Tracking passa a ter 3 ranks apenas.
  • Beast Within passa a depender do Bestial Wrath.

Cobra Shot dobra seu bônus sobre o Serpent Sting que é bem razoável. Bestial Wrath passa a ser uma espécie de Trueshot Aura, você ativa e pronto. Sempre gostei do Piercing Shots e é bom ve-lo de volta. As novas dependências ficaram mais coerentes e baixar para 3 o Improved Tracking até que é legal, mas poderiam ter mantido o bônus ao algo assim, 2%/4%/6%.

Com essas mudanças, minha build MM Cataclísmica ficaria assim:

Cataclisma - Hunter - MM - 02

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Instalando e configurando o jogo

Você já tem uma conta de WoW, cadastro-se no Battle.Net e quer jogar. Se você não tem um CD original do jogo, terá que baixá-lo.

Instalando o jogo

Dentro do Battle.net existe um link para você baixar o instalador para versão PC e Mac.

battlenet - instalando o jogo

O processo é demorado mas seguro. Existe alguns torrents, como o do Wowiki, onde você baixa os arquivos iso. O arquivo “installwow.exe” pode ser obtido de outras fontes sem a necessidade de se criar uma conta no Battle.net. É só seguir as instruções e evitar que o seu firewall bloqueio o processo.

 

Configurando seu vídeo

Nem todo computador é capaz de rodar o jogo em sua configuração máxima mas nem por isso deixaremos de tentar aproveitá-lo o melhor possível. Vou descrever o que significa cada item da configuração de vídeo e o que você pode fazer para melhorar sua performance.

Todas essas informações são gravadas em um arquivo de nome “Config.wtf” na pasta WTF. Em caso de problema, você pode apagar essa pasta para que o jogo recrie com uma configuração padrão, mas só faça isso se for realmente necessário. 

Resolution

Esse bloco corresponde ao seu monitor (fiz uma análise sobre monitores) e vai depender dele o que você irá configurar.

Configuracao - Video - Resolution

Resolution

O ideal é que você utilize a resolução nativa de seu monitor (para entender resolução nativa). Caso não seja possível, mantenha pelo menos o rate para evitar distorções. Monitores wide possuem rate 16:9(full hd) ou 16:10, enquanto os tradicionais possuem rate 4:3.

(impacto no fps: muito auto)

Refresh

É a freqüência de varredura vertical de seu monitor. Quanto maior a freqüência de varredura vertical menos esforço fazemos para enxergar pois a imagem permanece mais estável na tela. Porém, resoluções maiores trabalham com 60Hz apenas e quem manda é o monitor. Muitos nem suportam freqüências mais altas.

(impacto no fps: muito baixo)

Multisampling

É uma das formas de Antialiasing conhecida como MSAA. A explicação abaixo foi retirada do fórum GSM e oferece a melhor descrição que eu já li.

 

“A primeira geração foi o SSAA (SuperSampling Antialiasing), suportado desde as primeiras versões das placas nVidia GeForce e ATI Radeon. A ideia por trás do SSAA é bastante simples: renderizar imagens 2, 4 ou 8 vezes maiores do que a resolução do monitor e em seguida reduzi-las até a resolução que será exibida, aplicando um algoritmo de antialiasing. Com isso os detalhes são suavizados e a imagem preserva a maior parte dos detalhes da imagem inicial.
O grande problema é que usar o SSAA causa uma grande redução no desempenho da placa de vídeo, já que ela passa a essencialmente renderizar as imagens em uma resolução muito mais alta. Ao usar o valor "4X", a placa passa a renderizar imagens 4 vezes maiores que a resolução do monitor (2560×1600 ao usar 1280×800, por exemplo), o que reduz o fill-rate efetivo da placa a aproximadamente um quarto do valor original, reduzindo severamente o FPS em casos onde o limitante não é o processador ou o processamento de shaders. Isso faz com que o SSAA seja utilizável apenas em resoluções relativamente baixas, ou ao rodar jogos mais antigos.
A segunda geração é o MSAA, suportado a partir das GeForce 3. No MSAA o cálculo de antialiasing é feito de forma mais inteligente com a renderização de múltiplas cópias de cada pixel e a interpolação entre eles e o uso de algoritmos otimizados, que permitem que a placa se concentre nos trechos da imagem onde o antialiasing vai resultar em um maior ganho de qualidade. Se dentro de um polígono existem 4 pixels idênticos, por exemplo, eles são processados como se fossem apenas um e o mesmo valor de cor é aplicado aos quatro. No SSAA eles seriam processados como 4 pixels separados, o que consumiria 4 vezes mais processamento.
Com a aplicação de sucessivas melhorias no algoritmo do MSAA, tanto por parte da nVidia, quanto por parte da ATI, chegamos ao ponto atual, onde as placas são capazes de aplicar o algoritmo de Antialiasing com uma perda de desempenho relativamente pequena, se comparada ao que tínhamos na época do SSAA.
O antialiasing pode ser ajustado tanto dentro dos jogos quanto através do driver. A configuração dentro das opções de cada jogo são quase sempre preferíveis, já que permitem escolher entre os modos oficialmente suportados pelo desenvolvedor. De uma maneira geral, o uso de antialiasing de 4x com multisampling é o melhor custo-benefício, já que oferece uma melhoria perceptível na qualidade, sem uma perda tão gritante no FPS. Os níveis mais altos (vai até o 16x) oferecem ganhos incrementais, mas a redução no FPS é grande demais.”

 

No caso do Warcraft ele vem descrito da seguinte forma: 24-bit Color, 24-bit Depth. 1x Multisampling, onde 1x varia para 2x, 4x e 8x. O recomendado é 2x.

(impacto no fps: médio)

Vertical Sync

VSync fixa um limite para que sua placa de vídeo não tente gerar imagens mais rápido do que o seu monitor pode exibir. Se as imagens são exibidas um pouco rápido demais elas podem apresentar um efeito de sobreposição. Essa opção também pode dar ao seu processador e a sua placa de vídeo um pouco mais de espaço para respirar, não forçando-os a trabalhar no máximo.

Existe um comando que pode limitar o seu framerate ainda mais do que aquilo que permite Vsync. Digite  “/console maxfps x”, onde X é o valor máximo de fps desejado e digite “/console maxfps 0” para desativa-lo. Por algum motivo desconhecido, ele trabalho melhor com multiplos de 15, então um bom valor seria 30 ou 45 fps. Acima de 45fps o desempenho é o mesmo.

Por default, essa opção é desabilitada e deixe assim a não ser que você precise.

(impacto no fps: médio)

Hardware Cursor

O controle de posicionamento do cursor passa a ser controlado pelo Windows ao invés de ser controla pelo jogo. Na prática não vejo diferença e deixo no padrão.

(impacto no fps: muito baixo)

Windowed Mode

Permite que você jogue no mode janela, vendo sua barra do Windows. É uma opção bastante utilizada por quem usa MSN ou outro aplicativo que necessite de interação. Dependendo de seu  sistema, jogar nesse modo pode baixar muito seu fps.

(impacto no fps: muito auto)

Reduce Input Lag

Aumenta a prioridade de sua interface em relação aos gráficos do jogo, diminuindo a renderização e ajustando o sincronismo em tempo real. Ou seja, ele tenta compensar o lag. Serve basicamente para PCs com sistema gráfico baixo.

(impacto no fps: médio)

Brightness

Esse bloco é auto-explicativo, ou seja, corrige o brilho manualmente para o jogo ou utiliza o padrão do seu computador. Li relatos de pessoas que não conseguiram alterar o brilho porque estavam co o jogo no  modo “janela”.

(impacto no fps: muito baixo)

Effects

Nesse bloco alteraremos a aparência do jogo, seus detalhes e, por consequência, sua performance. Pequenas alterações podem proporcionar um ganho significativo no seu FPS.

Ao alterar alguns parêmetros, o Video Quality ficará automaticamente em Custom.

configuracao - Video - Effects

View Distance

Determina quão longe os mobs serão mostrados, incluíndo outros players. É perceptível em terreno aberto em que você enxerga longe no horizonte. Em lugares fechados, dungeons e cidades não faz diferença. Se você não tem um bom micro, não é necessário deixá-lo no máximo. Muito baixo você corre o risco de trombar com mobs ou outros inimigos sem ter tempo de reagir. Entre 70% e 80% já é suficiente para melhorar a performance sem ter impacto no jogo.

(impacto no fps: muito auto)

Environment Detail

Complementar ao View Distance, ele determina o quão longe você enxergará o ambiente, como rochas, árvores e construções. Por se referir ao conteúdo estático, seu impacto é baixo.

(impacto no fps: baixo)

Terrain Blending

Ele cria uma transição suave entre dois tipos de terrenos, como quando você passa de um terreno nevado para um solo seco, evitando um corte repentino. Pode deixar no máximo pois é um recurso que consome muito pouco.

(impacto no fps: muito baixo)

Particle Density

É a quantidade de particulas que compõe cada efeito do jogo, como magias, fogo, fumaça, etc. Apesar do auto impacto, o jogo perde um pouco a graça sem esses efeitos detalhados.

(impacto no fps: auto)

Shadow Quality

Considerado um dos maiores responsáveis pela performance do jogo, é apenas um item estético e você pode diminuí-lo sem problema. Eu gosto muito do efeito de sombreamento, então eu deixo ele um pouco acima da metade.

(impacto no fps: muito auto)

Ground Clutter Density

Controla a quantidade de pequenos objetos mostrados no solo como grama, pedras, galhos, etc. O impacto depende do quanto você colocou em Ground Clutter Radius.

(impacto no fps: médio)

Ground Clutter Radius

Determina o quão longe você consegue enxergar os pequenos objetos criados pelo Ground Clutter Density. Existe uma relação “confortável” que produz o melhor efeito com boa performance: baixa densidade e raio grande. O inverso cria um efeito de “sombra”, como se você só enxergasse com nitidez a uma curta distância.

(impacto no fps: médio)

Texture Resolution

Só possui duas opções, low ou high e, dependendo de sua placa de vídeo, essa configuração não exisbe a opção high. Texture Resolution afeta diretamente o consumo de mamória RAM, como Player Textures mas o impacto visual é notável. Afeta também o tempo de “loading” de uma área. A não ser que você tenha sérios problemas de performance, baixar a resolução não vale a pena.

(impacto no fps: médio)

Texture Filtering

Texture Filtering faz com que os gráficos mais distantes pareçam borrados, principalmente o entorno que não está diretamente diante de seus olhos, como chão, paredes laterais, etc. Pesa bastante, mas baixa-lo demais deixa o jogo estranho, feio. Vale a pena tirar um ou dois pontos, o ganho é significativo.

(impacto no fps: muito auto)

Player Textures

Similar ao Texture Resolution mas afeta o visual das gears. Também não há muito impacto.

(impacto no fps: baixo)

Weather Intensity

É a versão “água” para Particle Density. Afeta muito pouco o fps para ser alterado.

(impacto no fps: muito baixo)

 

Os efeitos de Shader (luz e sombra) não possuem níveis. Ou você coloca ou não. Para melhor compreensão, Shaders são efeitos aplicados após a composição da imagem com o intuito de criar um realce, uma distorção ou apenas melhorar o visual como um todo.

Specular Lighting

Destaca melhor os objetos que recebem alguma fonte de luz, melhora os efeitos de iluminação em áreas claras e pertode grandes fontes de luz. É um efeito suave e de baixo impacto.

(impacto no fps: baixo)

Full Screen Glow Effect

Ele controla uma série de efeitos como a ondulação dentro d’agua, o efeito bebedeira, aquela visão meio umbral em determinadas áreas do jogo e até mesmo o flash vermelho do aggro, etc. Sel ele, tira a graça do jogo. Deixe-o.

(impacto no fps: médio)

Death Effect

O nome já diz tudo. É o efeito branco e preto que surge quando você morre e pode deixar ativo que não atrapalha em nada quando você está vivo.

(impacto no fps: baixo)

Projected Textures

Ele influencia em quase todo o jogo e desligá-lo não muda muito as coisas. O que ele realmente faz, eu não compreendo mas eu sei que se eu desligá-lo, a forma como você vê algumas magias e habilidades muda um pouco.

(impacto no fps: médio)

 

Configurando seu áudio

Pode não parecer, mas as configurações de audio podem afetar seu fps de diferentes maneiras.

configuracao - Sound

Sem o som o jogo não tem graça, então mantenha uma configuração mediana. Eu confesso, tenho muito dificuldade em lidar com configurações de áudio. Desde que instalei o Windows 7, meu microfone tem hora que funciona e tem momentos que ele simplesmente desliga e não volta mais.

Confirmado! Starcraft II por R$ 105,00

starcraft2 logo

É isso ai, a Blizz não vai verder o tão aguardado StarCraft II: Wings of Liberty por apenas R$ 50,00 reais. O valor da edição ilimitada custará R$ 105,00 em terras tupiniquins. A edição a ser vendido em lojas físicas, custará R$ 49,00 e será limita ao acesso por 180 dias, inclusive a campanha para um jogador, que após esse prazo deixa de ter acesso.

Como eu falei no post anterior, o upgrade será mais caro já que custará R$ 69,00, enquanto um pacote de 30 dias custará R$ 10,00. Talvez valha a pena esperar até o fim deste ano e comprar a edição ilimitada, apesar que a diferença é pouca.

Para aqueles que detonarão o fogo em menos de 180 dias e nunca mais jogarão é um bom negócio. Talvez tenha sido essa a intensão da Blizz.

fontes: UOL, Adrenaline

terça-feira, 20 de julho de 2010

Mudanças de Gear hunter no Cataclisma

Eu estava olhando minha gear atual no site WowHead Cataclysm como ficaria. Não vou postar tudo, somente os mais curiosos.

Cataclisma - head - AhnKahar Blood Hunters Headpiece

Os bônus da T10 não mudou. Voê perde ArmPen e AP e ganha Haste e um aumento no Crítico. O mesmo ocorre com o Armor e a Stamina, algo que se repetirá em quase todos os itens. Essas mudanças derrubam um pouco o AP mas aceleram o Hunter além de proporcionar uma maior defesa. Some também Intellect.

Cataclisma - neck - Wodins Lucky Necklace

Cataclisma - back - Recovered Scarlet Onslaught Cape

O mesmo ocorre com o necke a capa. Sai AP e sobe a Stamina. O que é ArmPen ou vira Haste ou aumenta o Crítico. Notei que a preferência é adicionar Haste.

Cataclisma - ring - Ashen Band of Endless Vengeance

O anel é interessante. Apesar de sair o AP adicional o proc permanece. Parece que apenas bônus diretos de AP deixarão de existir.

Cataclisma - trinket - Deathbringers Will

Mudança óbvia, se trocasse por Haste estragaria o item.

Cataclisma - axe - Scourgeborne Waraxe  Cataclisma - bow - Zods Repeating Longbow   

As armas melee não sofreram alteração, porém as ranged ganharam um bom aumento no dano e no dps.