Loading

terça-feira, 6 de abril de 2010

Cataclysm começa a ser detalhado

Começam a surgir diversas informações sobre a nova expansão. Como as anteriores, os detalhes começam a surgir aos poucos para o deleite dos players ávidos por notícias.

Em uma série de três ou quatro posts, o site World of Raid News mostra um pouco do que vem por ai. Em um “blue post”, Bioshok soltou o cronograma para divulgação das mudanças de classes. Elas mostrarão as novas spells do 80 ao 85, os bônus passivos das três árvores e muitos talentos entre outras coisas.

  • 07 de Abril: Shaman, Priest e Warlock
  • 08 de Abril: Warrior, Death Night e Rogue
  • 09 de Abril: Hunter, Druidas e Mage
  • 16 de Abril: Paladinos

Os pallys sofrem mudanças mais “profundas”, segundo Bioshok, e por esse motivo eles preferiram adiar para não ter que soltar algo parcial.

Entre outro post, Zarhym tras detalhes do novo mecanismo de Dispel. Os cinco tipos de buffs e debuffs (curse, disease, poison, defensive magic e offensive magic) serão melhor equilibrados. No Cataclysm, cada classe de healer terá 3 dos 5 tipos existentes. Além desse equilibrio, o custo de mana subirá e um dispel poderá ser desperdiçado, ou seja, se dispelar alguém que não precisa você pagará pelo custo ao invés de dar fail.

  • Druids terão defensive magic, curses e poison.
  • Paladins terão defensive magic, diseases e poison.
  • Priests terão defensive magic, offensive magic e disease.
  • Shaman terão defensive magic, offensive magic e curses.

As mudanças no sistema serão melhor explicadas com o tempo e ainda há detalhes a serem criados mas segue um pequeno resumo.

  • Pallys Protection e Retribution perderão sua atual habilidade de dispelar magias..
  • Todos os shamans perderão a habilidade de dispelar disease e poison e os shamans Restoration ganharão dispel magic.
  • Restoration shaman, Restoration druids e Holy paladins do talento para defensive magic dispels.
  • Shadow priests não poderão remover disease em Shadowform.
  • Mage, hunter e warlock não mudarão seu atual sistema de dispel.
  • Body e Soul permanecem o mesmo e não existe planos ainda.
  • Sempre que possível, um dispel será combinado com uma ação simples. Por exemplo, a habildade do druída de dispelar curses e poisons poderá ser um único spell com um talendo de Restoration para dispel magic.

Completando as notícias, Bornakk fala um pouco sobre Rage na nova expansão. Eles tem trabalhado para corrigir alguns problemas que vem acumulando com o tempo. Como não sou especialista em rage vou traduzir “marromenu”.

  • Warriors/druids em níveis mais baixos de gear podem ser Rage-starved.
  • Warriors/druids em níveis mais altos de gear não precisam mais administrar sua rage pois ficam quase infinitas.
  • Warrior/druid tanks perdem Rage quando melhoram sua gear e sofrem menos danos.
  • A jogabilidade de warrior e druid tanks perdem muito com hits massivos de boss nunca tendo que administratar a Rage.
  • Heroic Strike e Maul são efetivos mas habilidades tediosas para elevar sua Rage.
  • Em geral, warriors e druids não tem controles suficientes sobre sua Rage.

Pensando nisso, eles darão um melhor equilíbrio no Cataclysm evitando diferenças drásticas entre gear de level baixo e alto. Entre as mudanças ele cita quatro pontos.

  1. Rage não será mais gerada baseada no dano feito com seus ataques automáticos. Ao invés disso, cada auto-attack proverá uma certa quantidade de Rage e sua arma off-hand gerará 50% da Rage que sua main hands gera. Essa quantidade terá uma fórmula cujos fatores envolvem “base swing speed” da arma. Isso significa que a Rage variará entre armas lentas e rápidas. Dessa forma, teremos controle no aumento de Rage ganha. A idéia é elevar a Rage gradualmente com sua gear e armas. Com ataques críticos sua rage aumenta em 200% e quanto mais Haste mais Rage.
  2. O dano sofrido de Rage não será mais baseado nas criaturas o no level do char e sim no health do warrior ou druid. O calculo não leva em conta a redução de dano por armadura, absorption, avoidance, blocks ou mecanismos similares, então aumentar sua gear não reduz a Rage ganha.
  3. Mais fontes diretas de Rage estarão disponíveis. Por exemplo, os shouts de warrior estão mudando para funcionarem mais parecidos com a habilidade Horn of Winter dos death knight. Ambas as classes terão métodos adicionais para gerar Rage emergências ou sangrar quando tiver Rage demais.
  4. Todos ataques “on next swing” serão removidos no Cataclysm. Heroic Strike e Maul serão “instant swings” de custo de Rage variável. Por exemplo, imagine que Heroic Strike custe entre 10 e 30 Rage. Você consumirá pelo menos 10 Rage mas gastará o máximo disponível, no caso 30. Cada Rage gasta a mais que o mínimo fará com que seu ataque seja mais duro, mais dano. Isso permitirá que você ataque com pouca Rage mas será mais atraente que você o faça com ais Rage.

Essas primeiras informações mostram a preocupação da Blizz em torna a luta mais controlada nos seus detalhes. A princípio serão mais complexas até que os jogadores se acostumem com os novos mecanismos, mas me parece mudanças que tornam o char mais detalhado. Ainda é pouco, mas já notamos o rumo que a próxima expansão vai seguir.

1 comentários:

Jogador disse...

Será que as notícias de Pally serão boas?

Postar um comentário