Fui conferir a raid e posso garantir que ela é bem fácil de ser solada no level 85. Apenas um boss, Netherspite, requer conhecimento da luta ou você irá lutar eternamente com ele. Você pode dar pull de 10 ou até mais mobs tranquilamente. Eu começava a puxar com Multishot e colocava uma trap aos meus pés. Easy, easy!
Para quem busca apenas a mount, Attumen & Midnight fica logo na entrada a direita e não leva mais de 5 minutos. Porém, os mobs dão reputação para The Violet Eye e se correr a raid toda, você sai Honored e sai também com 500 golds fora os itens desencantados. Mas se prepare, leva mais de duas horas faze-la inteira.
O difícil foi a navegação sem os mapas. Para quem esperar o patch 4.1, eles serão implementados. Porém, você pode usar esse mapa do wowpedia.
Ficha Técnica
Karazhan é uma antiga torre abandonada, localizada em Deadwind Pass (Eastern Kingdoms) e morada de Medivh, o último Guardian of Tirisfal. É uma raid interessante, longa e possui um drop de mount. Visto de cima, a região lembra um caveira humana. Todo o local possui uma atmosfera de filmes de terro, meio castelo do Drácula.
Entrada
A raid possui um attunement mas basta um player possuir a chave que todos entram. A chave abre o portão de entrada. Não vou colocar o passo-a-passo pois já publiquei isso antes, é só ir nesse post: Você quer conhecer Karazhan?.
História
Karazhan existe muito antes de Medivh habitar a torre. Seus construtores são desconhecidos. Durante a Primeira Guerra a torre foi habitada por Medivh, seu mordomo Moroes, seu cozinheiro e por um aprendiz, Khadgar. Sargeras permitiu que Medivh explorasse suas entranhas. Muita coisa estranha acontecia na torre e Moroes era conhecido por usar uma facha sobre os olhos para não ver o que ocorria entre suas paredes.
A história de Karazhan começa com um explosão que esculpiu Deadwind Pass e enfraqueceu o tecido da realidade. Então alguém construiu a torre, provavelmente com o intuito de tirar vantagem dessa fraqueza, utilizando da fragilidade do tecido que protege nossa realidade em pró de seus poderes mágicos.
Quando Medivh finalmente chegou, ele concluiu que a explosão só ocorreu porque sua chegada era iminente e Karazhan foi preparada para ele. Garona também reside entre suas paredes.
Recentemente, apesar da ausência de Medivh e de boa parte da magica já ter sido absorvido, um novo poder veio fazer sua morada em Karazhan. Os Black Riders de Deadwind Pass, embora raramente vistos, tem conexão com a torre.Entretanto, ninguém sabe que é seu líder. Antes do retorno dos Worgen, os Black Riders procuravam por um poderoso artefato capaz de trazer de volta a vila dos Worgen para esse mundo, o Scythe of Elune. Acreditava-se que o artefato estaria escondido em baixo da torre.
Boss
São 16 chefes espalhados por sete níveis. Não vou colocar na ordem exata pois é possível faze-los de várias maneiras. Eu, por exemplo, comecei pelo Midnight e só fui fazer Servant Quarters depois de Maiden of Virtue.
Servant Quarters
Essa área do sub-solo, uma espécie de masmorra, possui um boss aleatório. Entre as possibilidades estão Rokad the Ravager, Shadikith the Glider e Hyakiss the Lurker. Eu peguei o morcegão. Para o boss aparecer é necessário que você mate uma certa quantidade de mobs, então uma mensagem aparece “Hyakiss the Lurker emerges from...”. Se você matar o boss e depois continuar matando os mobs, o boss dará respaw pois o contador zera.
Attumen & Midnight
A princípio, você vê apenas a montaria Midnight. Quando a montaria fica em perigo, Attumen the Huntsman corre em seu socorro. É um boss opcional mas é o mais cobiçado por dropar o Fiery Warhorse's Reins que ainda é possível ser pego no Cataclysm. Quando eu conseguir ela será minha mount terrestre oficial.
Moroes
O undead Moroes é o primeiro boss obrigatório. Sem ele você não acessa o Opera Event. No livro The Last Guardian, ele é chamado de Castelão de Karazhan ou Mordomo de Medivh. Ele era um homem estranhamente magro, muito magro, de aspecto fantasmagórico, que matinha seus olhos vendados afim de escapar das visões que assombravam a torre de Medivh. Certa vez, ele descreveu para Khadgar, que viajou de Dalaran para servir como o aprendiz de Medivh, como ele teve uma visão de si quebrando um dos pratos de cristal de Cook e, apesar de tentar evitar fazê-lo, acabou quebrando assim mesmo. Ele usou as vendas até o dia que ele morreu.
Ele foi morto por Medivh, que estava nos estágios finais da loucura, e agora está enterrado ao lado de seu mestre e do Cook no lado de fora de Karazhan. Moroes não pareceu surpreso por ter sido assassinado por Medivh, de acordo com o The Last Guardian, ele disse: Seus olhos estavam arregalados e aberto, mas seu rosto era surpreendentemente tranquilo. Nem mesmo a morte parecia surpreender o castelão.
Moroes foi ressuscitado pelo novo mestre de Karazhan. Ele é um dos primeiros chefes enfrentados pelos aventureiros. Ele foi revivido como um morto-vivo e detém dois punhais ímpios quando atacando. Ele parece ter conservado muito de sua personalidade enquanto vivo, pois continua afirmando que Medivh retornará de Stormwind City.
A parte em torno do Banquet Hall inclui fantasmas de parentes de nobres Darkshire como convidados. Os nomes de todos os NPCs no salão, incluindo Ebonlocke que se recusa a participar das festividades, pode ser encontrado como nomes de cidadãos notáveis da cidade Duskwood.
Opera Event
O Opera Event é um boss bastante interessante e original. Alias, toda Karazhan vale a pena ser vista. Após falar com Grandmother, um evento se inicia com o levantar das cortinas e uma opera é escolhida entre três possibilidades: Dorothee, Tito, Roar, Strawman, Tinhead, & The Crone ou Romulo & Julianne ou The Big Bad Wolf. Eu peguei a paródia de Romeu e Julieta, Romulo & Julianne. Primeiro você mata Julianne, depois Romulo e os dois revivem e você mata os dois.
Já Dorothee, Tito, Roar, Strawman, Tinhead, & The Crone é a versão do Mágico de Oz e você deve mata-los nessa mesma ordem.
Por último, a história do “lobo mal” é interpretada por um Worgen de 10 metros de altura.
Ao final, uma porta se abre do lado oposto e você pode seguir seu caminho pelo mezanino e camarotes.
Maiden of Virtue
Maiden of Virtue é um boss opcional. Ela é um titan que se hospedou no castelo. Ironicamente, a “mãe da virtude” se encontra após as salas cheias de meretrizes.
The Curator
The Curator é obrigatório pois está na passagem para os chefes finais. Ele mesmo não ofereceu perigo, mas limpe a área pois os mobs atrapalham demais durante a luta. Como ele fica circulando, espere ele sumir e mate os mobs. he Curator é um Arcane Guardian.
Chess Event
O Chess Event é muito legal. Apesar do nome, ele não possui as mesmas peças e nem será jogado como o xadrez original. O que você tem que fazer é assumir o controle de uma peça e ir para batalha. Sozinho, só existe uma opção, assumir a peça do “rei” de sua facção.
São duas habilidades disponíveis: Sweep (ally) / Cleave (Horda) que causa 4000 de dano nos 3 quadrados frontais e Heroism (ally) / Bloodlust (horda) que aumenta o dano de suas unidades em 50%. Também existe a possibilidade de se locomover, mas não é necessário. Utilize-as e mate o rei inimigo para liberar a porta oposta.
Terestian Illhoof
Responsável pela morte de Dougan, aquele paladino que aparece no mangá Legends Volume 5, Terestian Illhoof é um sátiro corrompido que se esgueira pela biblioteca da torre. Ele foi morto por Lieren e sua irmã gemea Loania. Não é um boss obrigatório mas ele aggra com facilidade. Atualmente, matá-lo é como matar um mob. Fácil!
Shade of Aran
Shade of Aran é o espírito de Nielas Aran, pai de Medivh. Ele fica na Guardian's Library, em uma pequena sala circular cuja porta se fecha quando a luta começa.
Shade of Aran é opcional, mas após vence-lo um teleporte para essa sala fica disponível com Berthold (o cara da entrada) <The Doorman>.
Netherspite
Netherspite foi difícil. Não por causa do dano, mas porque eu levei um tempo para entender como evitar sua cura. Apesar de opcional, o gigantesco nether dragon vale a pena pela diversão.
Basicamente, existem duas fases que se alternam. Em uma delas, três raios de cores diferentes saem do canto e atingem Netherspite. O raio de cor verde curo o boss completamente se não for interrompido, então corte seu fluxo ficando na sua frente. Pronto! Agora é só matar.
Fui sem para a batalha sem ler, então demorei para entender que bastava interromper o verde já que a primeira tentativa foi no vermelho e depois no azul. Pensei que eu teria que interromper os três ao mesmo tempo. Nisso, já tinha quase matado o boss umas seis vezes.
Nightbane
Considerado o verdadeiro boss final, Nightbane é um boss opcional que deve ser invocado. Para isso, é necessário que você tenha completado a chain iniciada com Medivh's Journal, com Archmage Alturus na entrada da torre. Assim, basta você clicar na urna no chão do The Master's Terrace. Infelizmente eu não fiz mas pretendo voltar e refazer toda Karazhan.
Prince Malchezaar
Para o achievement, Prince Malchezaar é o boss final, porém pouco se sabe sobre ele, exceto que ele é um Eredar Man'ari e é, possivelmente, um sub-comandante da Burning Legion. Vencer o boss final de Krazhan com tanta facilidade é um bom termômetro de até onde podemos solar com gear 85.
Conclusão
Foi muito prazeroso solar Karazhan. Infelizmente eu não estive aqui durante sua época. Comecei na Blizz no final do Burning Crusade e logo veio o Lich. O attunement, a difícil localização e seu nível de dificuldade fizeram meu grupo pular esse local. Pena. Mesmo agora, ela entrou na lista das minhas raids preferidas.
Karazhan é original, divertida e muito bonita.
fonte: wowpedia, wowhead