Loading

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Guia de Archeology

Demorei para escrever um guia de archeology porque não saberia o que falar sobre um assunto, aparentemente, banal. A profissão é extremamente simples, chata e de baixissimo retorno. Das profissões secundárias ela é a que não menos interfere no seu personagem. Possui meia dúzia de itens alegóricos e nada mais. Eu acredtido que a Blizz tem planos melhores para ela no futuro, porque o que foi anunciado para o 4.1 continua devendo.

Iniciando

São ao todo 17 treinadores e todos capazes de treina-lo até o fim. Os dois principais, da horda e da alinaça, são respectivamente Belloc Brightblade (Orgrimmar) e Harrison Jones (Stormwind). Para começar é necessário que você seja level 20. Do level 1 ao 100 de archeology, você consegue evoluir coletando fragmentos mas depois disso, somente quando você monta um artefato.

archeology03 Para coletar seus fragmentos, você receberá a skill Survey. Ela coloca no chão do digsite (sítio arqueológico) uma espécie de luneta que aponta para o lado correto e, dependendo da luz, sinaliza a distância aproximada. Essa direção, principalmente no vermelho, não é muito precisa. A cor verde sinaliza que está próximo, a amarela perto e a vermelha distante.  Resumindo:

  1. Encontre um sítio arqueológico -  abra seu mapa (pressione M) e afaste com o zoom para ver o mapa do continente. Você sempre terá quatro sítios arqueológicos em seu mapa, ou continente, que aparece com a marca de uma pá. archeology Digsite_map
  2. Escolha um sítio arqueológico e vá até ele - quando você entra na zona que possui um sítio arqueológico, uma mancha avermelhada mostrará qual é a área a ser cavada. Cada sítio possui três fragmentos de uma mesma civilização.
  3. Procure (Survey) - use sua habilidade Survey para colocar seu equipamento de busca no solo. A habilidade é encontrada na pasta de Profissões (pressione P) como as demais. O aparelho lhe dirá se você está quente (verde), morno (amarelo) ou frio (vermelho). archeology all light
  4. Desenterre - quando você usar o Survey sobre o fragmento, ao invésa da luneta, aparecerá um fragmento para ser coletado. O primeiro fragmento a ser coletado te dirá qual é o artefato a ser reconstruído e em quantas partes ele está fragmentado. Um fragmento normalmente contém mais de um parte. Você também pode desenterrar um item incomum chamado de “keystones” pertencente a raça do sítio de escavação. Falarei delas mais para frente.
  5. Reconstrua - quando você tiver o número necessário de fragmentos, voê poderá “resolver” o quebra-cabeças e montar o artefato. Abra a janela de Archaeology e escolha a raça que deseja resolver. Se o número de fragmentos for maior que o necessário, click em Solve. A quantida de fragmentos que ultrapassar o total necessário será preservado para o próximo artefato dessa raça e o artefato resolvido aparecerá em sua bag e na lista de artefatos.

archeology 02

O sítio arqueológico de algumas raças requerem um certo nível de archeology.

  • 1: Night Elf, Troll, Dwarf, Fossil
  • 300: Draenei, Orc
  • 375: Vrykul, Nerubian
  • 450: Tol’vir

Keystones

As keystones são encontradas como os fragmentos e possuem três objetivos. O primeiro é completar alguns artefatos que possuem um slot ou mais. Colocando uma keystone nele, correspondente a raça, irá te fornecerer cerca de 12 partes extras. Não importa que ultrapasse o número necessário para completar o artefato, o excedente ficar para o próximo.

archeology - keystone
O segundo é que cada keystone corresponde a uma dungeon do Cataclysm e, quando usada dentro de sua dungeons correspondente. ela dá inicio a uma quest daily e um buff para o grupo.
E por último, caso não queira usar nada disso, você ainda pode vende-los na AH. Algumas, como a Tol'vir Hieroglyphic, chegam a ser vendidas por 700 golds.


Quests

No início de cada dungeon do Cataclysm existe um lugar que varia conforme a dungeon. A partir do level 425 de archeology você tem acesso a uma daily em cada dungeon. Colocando a keystone correspondente na Stone Tablet você completa a quest e recebe um item que fornece um buff para a dungeon. Esse buff persiste mesmo depois da morte. A quest também confere 9g40s ou 16g54s se você estiver no nível 85.


Achievements

Como praticamente tudo no jogo, archeology também possui alguns achievements.


Mapas

O site WowDigs fez um excelente trabalho com os mapas. Eu ia colocar um link dos mapas mas o site bloqueia os recursos de menus. Estou refazendo os mapas em photoshop para serem facilmente rditáveis, mas até lá ficam os do site.

archeology - eastern kingdoms

archeology - kalimdor

archeology - outland

archeology - northrend

 

Montei uma planilha para que eu possa incrementar com o lançamento do 4.1.


Macros

Não existem macros realmente úteis. A mais popular, para não dizer a única, é essa que conta quantos artefatos você descobriu por raça.

/run print("Total artifacts"); for x=1,9 do local c=GetNumArtifactsByRace(x); local a =0; for y=1,c do local t = select(9, GetArtifactInfoByRace(x, y)); a=a+t;end local rn = GetArchaeologyRaceInfo(x); if( c > 1 ) then print(rn .. ": " .. a); end end


Fontes:
http://www.wowpower.com.br/?p=81
http://wowgirl.com.br/guia-de-profissoes/guia-archaeology/
http://www.wowpedia.org/Archaeology
http://www.wowhead.com/skill=794#projects:0+16+1
http://www.imba-gamer.com/2010/12/wow-catalcysm-archaeology-guide/
http://www.projectcwal.com/wow/cataclysm-archaeology-rares-and-you/
http://www.wowdigs.com/quests.htm
http://www.wowdigs.com/locations.htm

4 comentários:

Anônimo disse...

Itens alegóricos? E os épicos, como trinket e weapon two hand? Claro que para montar um épico desses haja paciência. Upar fishing é tão chato quanto. E nem todas as classes usam first aid. O mais chato de upar archeology é a distância entre alguns sites. Mesmo voando a 310% demora um bocado.

Beto disse...

Tirando um ou dois itens, o resto é tudo bobeira. Para certas classes, como o Hunter por exemplo, não existe nada de útil. Só a mount e os companions. Mais nada! Alegórico talvez não seja a palavra certa, inútil cai melhor. :)

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Concordo. Tinha que ter pelo menos um para cada classe.

Postar um comentário