Demorei para escrever um guia de archeology porque não saberia o que falar sobre um assunto, aparentemente, banal. A profissão é extremamente simples, chata e de baixissimo retorno. Das profissões secundárias ela é a que não menos interfere no seu personagem. Possui meia dúzia de itens alegóricos e nada mais. Eu acredtido que a Blizz tem planos melhores para ela no futuro, porque o que foi anunciado para o 4.1 continua devendo.
Iniciando
São ao todo 17 treinadores e todos capazes de treina-lo até o fim. Os dois principais, da horda e da alinaça, são respectivamente Belloc Brightblade (Orgrimmar) e Harrison Jones (Stormwind). Para começar é necessário que você seja level 20. Do level 1 ao 100 de archeology, você consegue evoluir coletando fragmentos mas depois disso, somente quando você monta um artefato.
Para coletar seus fragmentos, você receberá a skill Survey. Ela coloca no chão do digsite (sítio arqueológico) uma espécie de luneta que aponta para o lado correto e, dependendo da luz, sinaliza a distância aproximada. Essa direção, principalmente no vermelho, não é muito precisa. A cor verde sinaliza que está próximo, a amarela perto e a vermelha distante. Resumindo:
- Encontre um sítio arqueológico - abra seu mapa (pressione M) e afaste com o zoom para ver o mapa do continente. Você sempre terá quatro sítios arqueológicos em seu mapa, ou continente, que aparece com a marca de uma pá.
- Escolha um sítio arqueológico e vá até ele - quando você entra na zona que possui um sítio arqueológico, uma mancha avermelhada mostrará qual é a área a ser cavada. Cada sítio possui três fragmentos de uma mesma civilização.
- Procure (Survey) - use sua habilidade Survey para colocar seu equipamento de busca no solo. A habilidade é encontrada na pasta de Profissões (pressione P) como as demais. O aparelho lhe dirá se você está quente (verde), morno (amarelo) ou frio (vermelho).
- Desenterre - quando você usar o Survey sobre o fragmento, ao invésa da luneta, aparecerá um fragmento para ser coletado. O primeiro fragmento a ser coletado te dirá qual é o artefato a ser reconstruído e em quantas partes ele está fragmentado. Um fragmento normalmente contém mais de um parte. Você também pode desenterrar um item incomum chamado de “keystones” pertencente a raça do sítio de escavação. Falarei delas mais para frente.
- Reconstrua - quando você tiver o número necessário de fragmentos, voê poderá “resolver” o quebra-cabeças e montar o artefato. Abra a janela de Archaeology e escolha a raça que deseja resolver. Se o número de fragmentos for maior que o necessário, click em Solve. A quantida de fragmentos que ultrapassar o total necessário será preservado para o próximo artefato dessa raça e o artefato resolvido aparecerá em sua bag e na lista de artefatos.
O sítio arqueológico de algumas raças requerem um certo nível de archeology.
- 1: Night Elf, Troll, Dwarf, Fossil
- 300: Draenei, Orc
- 375: Vrykul, Nerubian
- 450: Tol’vir
Keystones
As keystones são encontradas como os fragmentos e possuem três objetivos. O primeiro é completar alguns artefatos que possuem um slot ou mais. Colocando uma keystone nele, correspondente a raça, irá te fornecerer cerca de 12 partes extras. Não importa que ultrapasse o número necessário para completar o artefato, o excedente ficar para o próximo.
O segundo é que cada keystone corresponde a uma dungeon do Cataclysm e, quando usada dentro de sua dungeons correspondente. ela dá inicio a uma quest daily e um buff para o grupo.
E por último, caso não queira usar nada disso, você ainda pode vende-los na AH. Algumas, como a Tol'vir Hieroglyphic, chegam a ser vendidas por 700 golds.
- Draenei - BC - Draenei Tome
- Dwarf - Classic - Dwarf Rune Stone
- Nerubian - Lich - Nerubian Obelisk
- Night Elf - Classic - Highborne Scroll
- Orc - BC - Orc Blood Text
- Tol'vir - Cata - Tol'vir Hieroglyphic
- Troll - Classic - Troll Tablet
- Vrykul - Lich - Vrykul Rune Stick
Quests
No início de cada dungeon do Cataclysm existe um lugar que varia conforme a dungeon. A partir do level 425 de archeology você tem acesso a uma daily em cada dungeon. Colocando a keystone correspondente na Stone Tablet você completa a quest e recebe um item que fornece um buff para a dungeon. Esse buff persiste mesmo depois da morte. A quest também confere 9g40s ou 16g54s se você estiver no nível 85.
-
Blackrock Caverns (Blackrock Mountain)
- Quest - Dark Iron Contingency Plan
- Raça - Dwarf
- Start/End: Stone Tablet [41.9, 69.5]
- Keystone - Dwarf Rune Stone
- Recompensa - Dark Iron Contingency Plan
- Buff - Builders' emergency measures reduces elemental damage done to you by 5%.
- Grim Batol (Twilight Highlands)
- Quest - Vengeance of the Wildhammer
- Raça - Dwarf
- Start/End: Dwarven Bone Pile [26.7, 30.8]
- Keystone - Dwarf Rune Stone
- Recompensa - Vengeance of the Wildhammer
- Buff - While infused with the rage of the dwarves who lost their home, your critical chance is increased by 5%.
- Halls of Orignation (Uldum)
- Quest - Map of the Architects
- Raça - Tol'vir
- Start/End: Large Stone Obelisk
- Keystone - Tol'vir Hieroglyphic
- Recompensa - Map of the Architects
- Buff - Knowledge of the dungeon's architecture improves your movement speed.
- Lost City of Tol'vir (Uldum)
- Quest - Tol'vir Heiroglyphics
- Raça - Tol'vir
- Start/End: Tol'vir Grave
- Keystone - Tol'vir Hieroglyphic
- Recompensa - Tol'vir Secrets
- Buff - Knowledge of tol'vir anatomy gives you 10% bonus damage against the Neferset.
- The Stonecore (Deepholm)
- Quest - Might of the Earthen
- Raça - Dwarf
- Start/End: Broken Pillar [60.7, 71.3]
- Keystone - Dwarf Rune Stone
- Recompensa - Might of the Earthen
- Buff - Physical damage taken is reduced by 5% while you remain in the Stonecore.
- Throne of Tides (Vashj’ir)
- Quest - Waters of Elune
- Raça - Night Elf
- Start/End: Strange Fountain [50.9, 43.0]
- Keystone - Highborne Scroll
- Recompensa - Waters of Elune
- Buff - Coating your weapons and armor in the Waters of Elune confers a 10% bonus damage against the naga.
- The Vortex Pinnacler (Uldum)
- Quest - Whispers of the Djinn
- Raça - Tol'vir
- Start/End: Magical Brazier
- Keystone - Tol'vir Hieroglyphic
- Recompensa - Whisper of the Djinn
- Buff - Exposure to this magical smoke heals your wounds and replenishes your mana slowly over time.
Achievements
Como praticamente tudo no jogo, archeology também possui alguns achievements.
- Journeyman in Archaeology - consiga 150 pontos em archaeology.
- Expert in Archaeology - consiga 225 pontos em archaeology.
- Artisan in Archaeology - consiga 300 pontos em archaeology.
- Master in Archaeology - consiga 375 pontos em archaeology.
- Grand Master in Archaeology - consiga 450 pontos em archaeology.
- Illustrious Grand Master in Archaeology - consiga 525 pontos em archaeology.
- Digger - encontre 10 artefatos comuns.
- Diggerer - encontre 50 artefatos comuns.
- Diggerest - encontre 100 artefatos comuns.
- I Had It in My Hand - encontre 1 artefato raro (receba o título “Assistant Professor”).
- What was Briefly Yours is Now Mine - encontre 10 artefatos raros (receba o título “Asociate Professor”).
- It Belongs in a Museum! - encontre 20 artefatos raros (receba o título “Professor”).
- It's Always in the Last Place You Look - recupere um fragmento de cada uma das raças.
- Kings Under the Mountain - descubra os seguintes artefatos dos Dark Iron thanes
- Tragedy in Three Acts - descubra os seguintes artefatos dos night elf que retratam a história de Pyramond e Theleste.
- Seven Scepters - recopere os seguintes cetros das diversas raças de Azeroth.
- Atal'ai Scepter - Troll
- Scepter of Bronzebeard - Dwarf
- Scepter of Charlga Razorflank - Dwarf
- Scepter of the Nathrezim - Draenei
- Scepter of Nekros Skullcrusher - Orc
- Scepter of Nezar'Azret - Nerubian
- Scepter of Xavius - Night Elf
- The Harder they Fall -- descubra como orc Chieftan Hargal foi morto coletando os seguintes artefatos.
- Blue Streak - Descubra quem matou o ancião Kaldrigor, recolhendo os seguintes artefatos.
- The Boy Who Would be King - recupere os seguintes artefatos de Tol'vir que narra a ascensão e a queda do Império Ninjter.
Mapas
O site WowDigs fez um excelente trabalho com os mapas. Eu ia colocar um link dos mapas mas o site bloqueia os recursos de menus. Estou refazendo os mapas em photoshop para serem facilmente rditáveis, mas até lá ficam os do site.
Montei uma planilha para que eu possa incrementar com o lançamento do 4.1.
Macros
Não existem macros realmente úteis. A mais popular, para não dizer a única, é essa que conta quantos artefatos você descobriu por raça.
/run print("Total artifacts"); for x=1,9 do local c=GetNumArtifactsByRace(x); local a =0; for y=1,c do local t = select(9, GetArtifactInfoByRace(x, y)); a=a+t;end local rn = GetArchaeologyRaceInfo(x); if( c > 1 ) then print(rn .. ": " .. a); end end
Fontes:
http://www.wowpower.com.br/?p=81
http://wowgirl.com.br/guia-de-profissoes/guia-archaeology/
http://www.wowpedia.org/Archaeology
http://www.wowhead.com/skill=794#projects:0+16+1
http://www.imba-gamer.com/2010/12/wow-catalcysm-archaeology-guide/
http://www.projectcwal.com/wow/cataclysm-archaeology-rares-and-you/
http://www.wowdigs.com/quests.htm
http://www.wowdigs.com/locations.htm
4 comentários:
Itens alegóricos? E os épicos, como trinket e weapon two hand? Claro que para montar um épico desses haja paciência. Upar fishing é tão chato quanto. E nem todas as classes usam first aid. O mais chato de upar archeology é a distância entre alguns sites. Mesmo voando a 310% demora um bocado.
Tirando um ou dois itens, o resto é tudo bobeira. Para certas classes, como o Hunter por exemplo, não existe nada de útil. Só a mount e os companions. Mais nada! Alegórico talvez não seja a palavra certa, inútil cai melhor. :)
Concordo. Tinha que ter pelo menos um para cada classe.
Postar um comentário