Como relatei ontem, minha conta havia sido hackeada. Vou contar a história toda pois muitos nunca passaram por isso mas um dia pode ocorrer e ter uma base de como agir é sempre bom.
Eu loguei sábado a noite só para transmutar uma gema e não perder o cooldown e desloguei. No dia seguinte, logo após o jogo de futebol, fui logar e o game pedia o código do authenticator. Primeiro pensei em bug do jogo e depois de várias tentativas eu resolvi logar na minha conta na Blizz e… novamente o authenticator.
A partir daí eu já sabia que tinha zicado. Liguei para um amigo que me disse que eu havia saído da guilda, mas não estava on-line. Fui direto no site e troquei minha senha, por sorte ela ainda era a mesma e a opção não pede o authenticator, somente a pergunta secreta. Por curiosidade, procurei meu char no Armory e não encontrei.
Então começou o processo de recuperação;
- enviei um e-mail explicando o ocorrido e anexei as minhas keys (BC, WoLK e do último Game Card) como prova de paternidade. Sabendo que eles também respondem aos brasileiros, mandei uma cópia em português.
- meu amigo abriu um ticket in-game explicando o ocorrido e reforçando.
- em menos de uma hora eles responderam informando que a conta seria bloqueada para investigação. O mail em português foi respondido em espanhol.
- no dia seguinte recebi uma lista de tudo que seria restaurado, um mail para cada char. Fiquei feliz em ver que o que eu tinha feito por último constava na lista.
- na sequencia, recebi um mail (em inglês e espanhol) pedidndo que eu seguisse quatro procedimentos para verificação. Esse procedimentos eram checks de anti-vírus, spywares e outros itens de segurança. Informei no retorno qual firewall e anti-vírus eu estava utilizando.
- já com status de “reclamação procedente” eles me pediram que respondesse um formulário a mão e mandasse uma cópia escaneada, junto com uma cópia de um documento oficial de meu país com foto.
- Em seguida, responderam dizendo que estava tudo certo, minha senha zerada e que eu receberia um link seguro para recadastrar uma nova.
- 15 minutos depois recebi o link e pronto, problema resolvido.
Não sei se foi por enviar as keys ou por ter um amigo reforçado in-game o problema mas todo o processo não levou 24 horas. O GM foi rápido e direto. Com logs dos servidores fica fácil reverter esse tipo de problema. Tenho que tirar o chapéu para eles.
Eu não consigo entender o que ganha ocara que faz esse tipo de furto porque não dá em nada. No máximo, é pegar o gold e repassar para outro em troca de “grana viva” mas tem que ser rápido e o cara que comprou provavelmente levou um “ban”.
Diferente da “real life”, a recepção de mercadorias roubadas deixa um rastro tremendo e você com certeza acaba dançando. É só ver quem recebeu o gold e já era. Não dá pra saber se esse gold foi farmado ou roubado.
Pelo menos um terço das pessoas com que eu jogo já precisaram da Blizz e ela nunca falhou. A mensagem é: “Não se desepere! Entre em contado com a Blizz que ela resolverá o seu problema”. Para isso, guarde as principais informações de sua conta para uma emergência.
PS: rogues, não levem as imagens de forma ofensiva.
6 comentários:
Que bom que pode recuperá-lo! Seu blog é muito bom. Sou hunter também, e esse seu espaço é bastante instrutor!
Vlw! Fico contente em saber que está sendo útil...
pow ... aconteceu exatamente a mesma coisa com uma amiga minha, jah falei pra ela fazer exatamente como voce fez ... vlw ai por postar sua empreitada ...
Isso aconteceu comigo no domingo, só que ainda não consegui recuperar minha acc. Fiz exatamente o que você falou, juntei toda a documentação.. Valew por postar essas informações, realmente ajuda muito, eu ja estava sem esperanças, agora é só esperar =D
Nunca vi alguém não conseguir recuperar. Já vi demorar uns 15 dias e acho que depende do GM que esta cuidando de sua conta. É só ter paciencia...
Eu já presenciei casos de conta hackeada e nunca vi alguém que não a tenha recuperado.
Postar um comentário