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segunda-feira, 29 de março de 2010

Monitores Wide

Acredito que todos concordam que um monitor wide é muito mais interessante para jogo doque o convencional, se é que ainda podemos chamá-los assim, formato 4:3. Pois é, com um pouco mais de dimdim no bolso (digo, menos prestações no cartão) fui em busca do meu.

  Entrei como que não quer nada em um site de vendas on-line e de cara me deparei com o monitor P2270 da Samsung por R$ 599,00 e quase delirei. Por esse preço um monitor top, FullHD, contraste 50000:1, 2ms, 21,5” quando eu paguei mais de R$ 800,00 no meu LG de 19” e 4:3? Preciso comprá-lo!

Mas como sempre faço uma pequena pesquisa de qualidade antes eu fui ao covil das informações, o Clube do Hardware. Para quem não conhece eu recomendo. De longe a melhor fonte de informações e tira dúvidas de eletrônicos e afins.

Como sempre existe milhares de posts no fórum no estilo “compro A ou compro B?”  que me levou a concluir de que esse monitor não vale nada. Para deixá-lo mais barato eles removeram alguns suportes e pelaram as conexões. O site recomendava um modelo mais antigo de preço similar e bem mais potente. A falta de pesquisa já me fez comprar certa vez uma câmera Cybershot que depois foi considerada uma das únicas que não possuiam trimming e uma outra função que não me lembro mais. Depois dessa eu pesquiso bastante. Pois é, começaram a amontoar minhas dúvidas e como é difícil achar respostas concretas.

  • os novos possuem conexão DVI-I ao invés de DVI-D ou DVI-A. Qual a diferença?
  • até então, os monitores vendidos eram 16:10 e não 16:9. Qual o impacto disso? Minha GForce possui esse suporte? Os jogos rodam em 1920x1080?
  • qual o tamanho real da tela de 21,5” e 23”?
  • 60Hz ou 70Hz? Qual a difernça? É ruim jogar em 60Hz como dizem?
  • o que é resolução nativa e porque tenho que usá-la?

Perguntas básicas como “para que serve mais contraste?” e “no que interfere mais ou menos ms?” todos nós sabemos, mas eu queria saber dos detalhes então vou resumir o básico.

Quanto maior o contraste maior a definição da imagem em cenas escuras pois ele mede a diferença entre o branco e preto. Você diferencia melhor as cores.

Já o tempo de resposta que é medido em milissegundo é associado aos fantasmas, uma especie de rastro que se forma pela demora em se apagar e criar uma imagem em movimento. Qualquer monitor com tempo inferior a 5 ms é aceitável. Eu até diria que 8 ms é aceitável pois é o tempo de resposta de meu monitor atual e eu nunca percebi a presença de “fantasmas”. Existe dois padrões de medição que podem confundir o usuário e nunca são informados. De qualquer maneira, 2 ms não tem erro. Tem até um gif interessante que demonstra o efeito ghost, veja.

DVI

Esse foi o mais fácil de ser respondido mas antes disso um link que explica tudo sobre LCDs, esse aqui. Resumindo, DVI se divide em analógico (A) e digital (D). DVD-I é o que comporta os dois padrões em uma única interface.

Ou seja, se o conector for DVI-I ou DVI-D você está tranquilo. Ainda existe a diferença de Single Link e Dual Link. O primeiro suporta resoluções de até 1920x1080 enquanto o segundo atinge resoluções de até 2048x1536.

16:9 ou 16:10?

Fiquei louco que essa questão. Lógico, vocês irão dizer que é óbvio que o formato ideal é o 16:9, afinal é o padrão das TVs e de todo filme hoje em dia. Mas eu não quero um monitor para ver filme e sim para jogar WoW, e se é o padrão porque diabos fizeram tantos monitores 16:10 e só agora estão saindo os monitores FullHD?

Acabei lendo, não me lembro onde, que o padrão para jogos e aplicativos para o PC seria 16:10 e que a indústria do cinema é que alavancou a produção de monitores no formato 16:9. Mentira!!! Acabei constatando sem querer que o formato nativo do WoW é 16:9, assim como todos os jogos modernos.

Eu estava na casa de um amigo, que possui um T220 da Samsung (16:10 ou 1680x1050), discutindo UI e ele me mostrou que não adiantava nada retirar a barra inferior da UI pois não havia área de jogo, ficava uma tarja preta. Depois houve um patch que corrigiu isso mas na hora eu não pensei no óbvio, o jogo estava em 16:9.

Não encontrei em lugar algum essa informação. Foi um apanhado de relatos de diversos players em diversos fóruns que montou esse quadro. Até então, o meu maior medo era que o jogo tivesse distorção ou ficasse com a imagem ruim por ser forçado a usar uma resolução que não fosse nativa. O que me levou a outra pergunta…

Resolução Nativa

Li em mais de um lugar que devemos utilizar a resolução nativa do monitor. Por que? A melhor explicação veio do post citado acima. Em outras palavras, se você quadriculou uma área de 10x5 o melhor a fazer é utilizar preenchimentos que respeitem essa matriz. Caso contrário, você terá que adaptar sua imagem para que caiba no mesmo espaço utilizando quadradinhos parcialmente preenchidos. Como sempre, uma imagem diz tudo. Exemplo:

Utilizar um monitor fora de sua resolução causa aquela estranha sensação de que a imagem não está boa. Outro detalhe é que os novos monitores e as placas de vídeo mais atuais são “Plug & Play”, ou seja, basta conectá-los e pronto.

Tudo isso nos leva a seguinte questão: o micro tem capacidade para isso? Afinal, para garantirmos uma boa imagem, teremos que rodar o Windows e o WoW em FullHD (1920x1080).

Frequência

Muitos dizem que é ruim jogar em 60 Hz porque cansa a vista e dá dor de cabeça. A verdade é que quanto maior a frequência de varredura vertical menos esforço fazemos para enxegar pois a imagem permanece mais estável na tela. Quem é do tempo dos monitores CRT consideram esse um ponto importantes e as resoluções mais baixas permitiam até quatro variações. Na geração LCD isso começa a ser menos importante, os monitores possuem outras formas de minimizar os efeitos negativos e eu acho que não existem monitores que suportem mais que 60 Hz em resoluções acima de 1680x1050. Acredito que a necessidade de desempenho force o uso de frequências mais baixas.

  • VGA - 640 x 480 @ 60, 67, 72, 75 Hz
  • SVGA - 800 x 600 @ 56, 60, 72, 75 Hz
  • XGA - 1024 x 768 @ 60, 70, 75 Hz
  • SXGA - 1280 x 1024 @ 60, 75 Hz
  • WSXGA+ -  acima de 1680 x 1050 @ 60 Hz

Eu nunca tinha parado para olhar a frequência do meu LCD de 19” e constatei que ele roda em 60Hz, o mesmo para um monitor CRT do trabalho. Resumindo, se está confortável agora para que eu vou me preocupar.

Placa de Vídeo

Foi um tiro no escuro. Primeiro por que nem no site do fabricante você consegue essa informação, no máximo eles mostram o limite da placa. Segundo que, pelo fato dos monitores 16:9 serem novidade por aqui, todos os testes de performance e análises não constam a resolução FullHD. Adicione o fato de não termos o conhecimento técnico do negócio, foi impossível achar uma resposta a minha dúvida: “Placas de vídeo da série 8 da nVidia roda a resolução 1920x1080?”.

Foi na prática. Felizmente não tive problema mas conto sobre isso mais para frente. O importante é saber que todas as placas que atinge maior resolução conseguem compor o rate. Uma rápida pesquisa entre os membros de minha guilda foi o suficiente para chegar a essa conclusão.

Tamanho Real da Tela

Esse foi outro ponto que gerou um pequeno stress. Eu queria saber qual era o tamanho da tela (largura e altura) e você só encontra as dimensões do monitor com base e moldura. Então como vou comparar com o meu? Hoje eu tenho um monitor LG 19” que na prática possui uma tela de 38.5 cm de largura por 29 cm de altura medidos na régua. Quando procurei por um monitor wide comecei escolhendo entre os de 21,5” mas eu tinha a sensação de que iria perder altura por isso eu precisava calcular o tamanho real.

Vamos ao básico! A polegada do monitor é medida na diagonal, ou seja, a hipotenusa de um triângulo retângulo.

  • 19” = 48.26 cm
  • 21.5” = 54.61 cm
  • 22” = 55.88 cm
  • 23” = 58.42

Como quero saber dos catetos (relembrando a trigonometria do colegial) e não quero ter que usar a formuleta o tempo todo (o quadrado da hipotenusa é igual a soma dos quadrados dos catetos) vou criar um índice para os três padrãos de monitor mas vou exemplificar o primeiro. Vamos pegar padrão 4:3. Aplicando a fórmula a fórmula h^2 = c1^2 + c2^2 –> h^2 = 4^2 + 3^2 –> h^2 = 16 + 9 –>  h = raiz quadrada de 25 –> h = 5. Então nós temos um monitor 4:3:5.

Seguindo esse raciocínio, eu quero saber as três relações.

  • 4:3:5
  • 16:10:18.86
  • 16:9:18.35

Ok, então como ficam as medidas de meu monitor aplicando essa regra? Se eu tenho um monitor de 19” que mede 48.26 cm, então eu tenho uma relação de 48.26/5 igual a 9.6. Aplicando eu tenho (4x9.6):(3x9.6):48.26, ou seja, 38.4:28.8:48.26. Note que ficou bem próximo ao medido na regua e como não me importo com a precisão, apenas quero ter uma nocão da tela, fico com esses valores. Aqui vai de mão beijada e não se esqueçam que são valores aproximados.

  • 19” (4:3:5) = 38.4 : 28.8 : 48.26 cm
  • 21.5” (16:9:18.35) = 47.2 : 26.55 : 54.61 cm
  • 22” (16:10:18.86) = 47.36 : 29.6 : 55.88 cm
  • 23” (16:9:18.35) = 50.88 : 28.6 : 58.42

Isso foi determinante para que eu escolhesse o monitor de 23”, pois não queria perder altura de tela que eu já estava acostumado. Esse padrão manteria minha altura atual e acrescentaria o “up” lateral.

O Escolhido

Depois de tudo isso eu tinha que escolher qual monitor comprar. Entre as opções estavam o P2370 da Samsumg e o W2353V da LG e  duas coisas pesaram bastante na decisão: recursos e conexões. Nos demais requisitos, ambos possuem as mesmas características.

O P2370 só possui uma entrada DVI enquanto no modelo da LG vem com uma entrada DSub (formato antigo, caso sua placa não tenha DVI) e uma HDMI que permite que você ligue um PS3 direto nele ou um ponto de TV a cabo HD. Para completar, ele tem saída de audio fechando o pacote.

Já nos recursos, o que mais me agradou foi a opção de auto-brilho do LG. Os demais são apenas extras.

Análise Final

Que jogar em HD é tudo de bom eu não preciso nem dizer, mas posso mencionar alguns detalhes do monitor e da relação WoW vs Windows. Devo mencionar que tenho dois sistemas operacionais em meu micro, um Windows XP SP3 e um Windows 7, rodando em dual-boot. Antes da trocar o monitor, ambos rodavam o jogo de forma igual.

  • Plug & Play – no W7 não precisei fazer nada, foi só ligar e já estava em FullHD; já no WXP precisei selecionar a resolução desejada.
  • Auto-Brilho – achei que não ia curtir o monitor mudando de intensidade o tempo todo mas o sistema é bem eficiente; a troca é gradual e agradável, parando no brilho ideal que acabei deixando “on”.
  • Resolução do Jogo – aceitou 1920x1080 sem problemas.
  • FPS – eu mantinha uma média de 45 fps e essa média se manteve, contrariando muitos relatos de que haveria uma pequena queda.

A única coisa estranha é que no W7, mesmo com 45fps e 260ms, o jogo dá uns soquinhos quando estou em movimento. Provavelmente é culpa de sistema operacional que fica carregado com suas funções gráficas.

É isso ai pessoal, aqui está minha esperiência “fresquinha” com um monitor wide. Espero que seja útil a alguém!

4 comentários:

Big disse...

Excelente guia.

Anônimo disse...

WOW que análise foi essa, trablhão ein, mas ficou excelente a matéria. Eu mesmo possuo um monitor de 19" non-wide xD há uns 2 anos e esse ano estou vendo de pegar um de 23 wide, show de bola, eu como tenho loja de informática, compro no meu fornecedor por uns R$ 470,00 e com sua analise deu uma pressinha a mais ehehe... Parabéns pelo site, abraço

Beto disse...

Grato! Se eu soubesse tinha comprado de você... :)

Thiago disse...

Ajudou bastante esse guia cara, muito obrigado!

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