Loading

sexta-feira, 12 de março de 2010

Combat Log: uma análise de desempenho

Mencionei no último blog-esfera um post do OutDPS sobre o combat log, Learning from Logs. Mas o que é isso? Ele é um arquivo texto com todo o conteúdo de sua janela de Combat Log mas para consegui-lo são necessários alguns passos.

  1. Digite no chat “/combatlog” para iniciar a gravação do seu log. Ele criará um arquivo “WoWCombatLog.txt” na pasta “…\World of Warcraft\Log” caso não exista.
  2. Quando quiser parar de registrar, digite novamente “/combatlog” e uma mensagem aparecerá avisando do término.

É melhor que você faça isso ao entrar em uma raid e encerre assim que a raid acabe. O arquivo contem linha a linha o que ocorreu durante a batalha como debuffs, buffs, danos, etc e cada linha se parecerá com isso:

3/11 12:42:40.281  SPELL_AURA_APPLIED,0x01000000025BEAF1,"Argalad",0x511,0x01000000025BEAF1,"Argalad",0x511,60233,"Greatness",0x2,BUFF

Não é difícil de decifra-la mas não se preocupe, isso não será necessário. Note que ela mostra quando ocorreu o evento, o tipo de evento, o char ou mob entre outras coisas. Para que possamos usufluir melhor dessas informações elas devem ser lidas por algum aplicativo, local ou web, que as organizem para nós.

Nessa primeira parte não vou mostrar como fazer a análise mas vou apresentar as duas principais ferramentas existentes. Mostrarei doque elas são capazes e como configurá-las. Além de seus prós e contras.

 

WoW Web Stats

wws Existem muitos sites que possuem a mesma função mas o WoW Web Stats foi o que mais me agradou pela sua simplicidade e facilidade de entendimento. Infelizmente, o site parou no tempo e não temos nem informações de ToC. Uma pena! A indicação do post original é o Word of Logs que eu ainda estou estudando. Levei muito tempo para conseguir entender como funciona mas é o melhor em matéria de informação. Como ferramenta de análise, ele não necessita de atualização então vamos ao que interessa no WoW Web Stats.

Faça seu cadastro

O site permite que você consulte logs públicos, é como ver o recount de outras guilds, mas para que você posso olhar o seu é necessário um cadastro. Não se preocupe, você não precisa informar ñada comprometedor. Uma vez feito o cadastro e devidamente autenticado por e-mail, você está apto a criar seus reports mas antes algumas dicas do cadastro, tudo isso dentro de Account Settings.

  • Na aba “Guild Profile” existe a possibilidade de você colocar o nome, URL e características de sua guilda. Isso serve para mostrar nos reports públicos e nos rankings a quem pertence os dados. Caso não coloque nada, aparecerá como “anônimo”, o que é uma tremenda bobagem já que pelo nome de um char você encontra todas essas informações e muito mais no Armory.
  • Outra funcionalidade bastante interessante na aba “Guild Profile” é a possibilidade de se criar uma senha para os officers de sua guilda, dessa forma você permite que eles atualizem o site sem ter acesso ao profile de administrador.

Outro detalhe, existem três tipos de contas;

  • gratuíta – você tem acesso a todas as funcionalidades mas seus dados carregados são excluídos após uma quinzena.
  • guilda – maior prioridade no upload e um mês de storage.
  • ilimitada – já diz tudo mas vai lhe custar $80 por ano.

Carregando seu log

O site utiliza o sistema de arquivos Java Application (JNLP – Java Web Start Launcher). É uma aplicação java no estilo desktop que roda diretamente na web, sem a necessidade de instalação.

image Após fazer o cadastro, clique na Client disponível no menu do site. Ele abrirá um tela para download onde você irá selecionar a opção “Abrir com” o Java. Caso queira baixar, o arquivo wwsc24.jnlp é apenas um laucher de 2k.

imageO Java irá executar a aplicação web que provavelmente terá um warning de segurança padrão. A primeira aba é a configuração de acesso.

image É na segunda aba que você irá carregar seu log. Adicione seus arquivos e clique em “Host report…”. Ele irá criar um arquivo “last-report.wwsl” convertido e é esse que ele enviará para o site.

image Caso tenha uma conexão ruim ou algum problema no envio, existe a opção de fazê-lo pelo site. Isso não inutiliza o client pois ainda existe a necessidade de converter seu log para a extensão wwsl.

image Vá na opção “My reports” do site e clique em “upload my report”. Ele abrirá uma tema para que você informe e carregue o arquivo wwsl.

Prós e Contras

Apesar desse ter sido a minha escolha e o que eu tenho utilizado para meus testes, ele possui um ponto contra que poderá ser um grande problema no futuro.

Prós
  • simplicidade de uso
  • intuitivo e agradável
  • bastante configurável
  • leve
  • informação de seu pet detalhada
Contras
  • não cruza informações, ou pelo menso ainda não descobri como
  • descontinuado (nãohá informação a partir de ToC)

O fato dele ter parado em Ulduar pode fazer com que uma hora ou outra ele saia do ar. Ou em uma futura atualização do WoW faça com que ele perca a funcionalidade por falta de manutanção, assim como ocorrer com os addons.

World of Logs

image É o mais completo e o mais atualizado, talvez por isso mais difícil de se entender. O World of Logs possui uma grande quantidade de informações e formas de extraí-las, principalmente se comparado ao se concorrente, o WoW Web Stats. Porém, toda essa complexidade tem um preço e conseguir extrair essas informações não é tarefa fácil, começando por colocá-las na web.

Faça seu cadastro

Semelhante aos conorrentes, o site requer um cadastro simples. Mas diferente do WWS, é obrigatório que você preencha os dados de sua guilda, mesmo que fictício. Caso não faça, as opções do menu não são liberadas e nada de poder carregar seus dados.

image

Carregando seu log

Foi nesse ponto que eu patinei. Demorei para entender a obrigatoriedade do cadastro da guilda. O site utiliza o mesmo sistema de arquivos Java Application (JNLP – Java Web Start Launcher) mas seu programa é um pouco mais eficiente.

imageApesar de menos acabada, a janela desse aplicativo é mais poderosa. Primerio, caso não abra automaticamente, vá no menu “edit” e selecione “Preference” para configurar seu client.

imageExistem 3 tipos de carregamento nesse aplicativo:

  • Open a file – escolha qual arquivo você deseja enviar para o site.
  • Open WoW Log – escolhe automaticamente o arquivo WoWCombatLog.txt da sua pasta de log que foi configurada no software.
  • Star a Live Report Session – funciona em background, enviando os dados de forma automática ou manual, a cada 48k de informação.

Uma vez escolhido a primeira ou segunda opção, uma tela de upload aparecerá contendo algumas informações de carga e um campo de comentário para ser preenchido.

image Uma vez carregado ele aparecerá no lado direito do site e abaixo do menu.

image

Prós e Contras

Estou tentando me aprofundar mas é um site que me irrita o tempo todo.

Prós
  • atualizado
  • permite cruzar informações
  • possui sistema de query para consultas
  • possui uma grande quantidade de dados e formas de mostrá-los
Contras
  • pouco intuitivo
  • pouco configurável
  • um pouco carregado
  • de difícil utilização
  • informação de seu pet consolidada com a sua

 

No próximo post mostrarei as funcionalidades do WoW Web Stats e de como extrair informações importantes.

2 comentários:

Lekkão Lekkis disse...

Muito bom Beto. Lá na minha antiga guilda usávamos essas ferramentas para avaliar as nossas lutas. Ajuda muito. Sabáimos quem que nao saiu do aoe, quem ta com rotação errada e etc...

Ótimo post!

Lekkão Lekkis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário