Com a dica de um blog acabei esbarrando nesse gif muito bacana do site Desciclopédia. Pena que é gif e para vê-lo inteiro é necessário rodar tudo e esperar o recomeço…
Loading
Com a dica de um blog acabei esbarrando nesse gif muito bacana do site Desciclopédia. Pena que é gif e para vê-lo inteiro é necessário rodar tudo e esperar o recomeço…
Lembro como a pouco tempo atrás eu sofria para juntar um punhado de Emblems of Conquest para trocar por um neck de meu interesse. Emblem of Valor já era difícil!
Daí vieram os emblemas de Triunfo que já eram mais fáceis de se conseguir. Não consegui comprar tudo o que eu queria, mas já foi bem melhor.
Era Frost! Se você já está se equipando, muito provavelmente não precisar mais de Triumph e tem eles aos montes em sua mochila de raideiro. O que fazer? Eu tentei algumas coisas, como:
Isso me faz pensar, poderia ter uma compra inversa do tipo 1 Frost = 10 Triumph.
Quando comecei a jogar na Blizz minhas expectativas de “end game” eram baixas. Sabia que, por ser um jogador casual, minhas chances de ter um main char em condições de fazer a raid do momento eram poucas.
Posso considerar que minha vida na Blizz tem cerca de um ano pois entrei em Setembro de 2008 e tive um período bem casual por conta do nascimento de meu filho e só atingi 80 com o Argalad em Março de 2009. Desde então muita coisa aconteceu. Encontrei um guilda com pessoas muita bacanas, acertei meu time entre família, trabalho e WoW e a Blizz criou mecanismos melhores para um jogador mais casual.
Essa semana atingi uma marca que eu não esperava atingir na Blizz. “No Red”!
Tem um tracinho vermelhinho no final mas ele não sai, constatei isso ontem após mais uma evolução. Olhe a anterior.
Na próxima semana pego minha primeira peça de T10 e provavelmente fico “verde” para todas as raids atuais. Muitos vão falar que a Blizz facilitou demais o jogo mas não é bem assim.
Um colega de guilda passou por mim quando eu ainda tinha 5200 (agora 5371) e fez um comentário do tipo “caramba, tudo isso”, então instalei o add-on Gear Score por curiosidade e comecei a observar as gear dos demais players em Dalaram e nos pugs da daily. Fiquei surpreso com a quantidade de vezes que eu era “top gear” nesses pugs e como a média fica entre 4800 e 5100 no gear score. Fui olhar o ranking da guilda e eu estou em 12º.
Não sou freqüentador assíduo das raids e tem semana que eu só logo para fazer a daily. Muitas vezes dei sorte nos drops, mas todo mundo que raida tem seu dia de sorte. Então o que eu fiz de diferente? Parei para analisar e cheguei a algumas conclusões.
O que eu quero dizer é que, mesmo sendo casual, é possível conhecer o conteúdo “end game” sem ser hardcore. Ter uma boa gear e se divertir.
Eu estava pronto a continuar um dos meus alts, no caso meu Pally que parou no 57, quando eu comecei a avaliar minhas metas.
Com o Argalad quase “no red” no WoWHeroes, a necessidade de um farmer e as férias da raid me fizeram reconsiderar um alt. Afinal, pensei eu, não preciso de gold e quando acaba a raid do dia é só fazer a daily para juntar Fost. Então porque não terminar um alt, colocá-lo no 80 e pronto para farmas ervas e minério para meu main char? Então resolvi fazer uma lista doque eu gostaria de fazer antes do Cataclysm.
Arff! É muita coisa, por isso esse jogo não cai no marasmo. De qualquer forma, o alt está em andamento pois necessidade é necessidade.
Esse não é um blog de notícias mas para quem quer ler 40 páginas digitalizadas do primeiro volume da revista oficial da Blizzard…
Boa leitura!
The Stockade é uma dungeon ridícula que você pode fazer um dia qualquer quando estiver visitando Stormwind. Na minha opnião, essa dungeun podia ser um evento sazonal que seria bem mais interessantes.
The Stockade é uma prisão de segurança máxima cituada no centro de Stormwind. Comandada por Warden Thelwater, essa é a casa pequenos malfeitores, criminosos políticos, assassinos além dos mais perigosos criminosos dessas terras. Recentemente, os detentos se rebelaram e felizmente o diretor saiu ileso. Agora ele recruta quem possa ajudar a controlar a rebelião e derrotar o responsável por tudo isso, Bazil Thredd.
Como vocês puderam notar, a história é bem trivial, assim como os boss apesar de possuírem um lore. Se você deseja apenas o achievement basta ir para a direita, até o final do corredor, e matar Bazil Thredd que nem sequer é o último boss dessa dungeon.
Caso queria limpá-la, você vai precisar de 5 a 10 minutos. A diferença dos boss para os mobs é que eles precisam de duas ou três flechas a mais para morrer.
Mob
São humanos Elite 22 a 24 que caem com uma flechada ou deixe o pet em agressivo que ele limpa tudo rapidinho. São poucos. Porém, essa dungeon possui uma curiosidade, um mob com lute melhor que a maioria dos bosses, Bruegal Ironknuckle.
Dextren Ward
Dextren Ward foi preso por vender cadáveres a Morbent Fel, necromancer aliado a Scourge, no cemitério de Raven Hill. Ele faz parte da quest Crime and Punishment onde Councilman Millstipe pede que você traga sua mão morta.
Kam Deepfury
Kam Deepfury, de acordo com o serviço de inteligência da Aliança em Dun Modr, foi o organizador da explosão que destruiu um ponte em Thandol Span e matou a família de Longbraid the Grim. Motley Garmason colocou um prêmio por sua cabeça (The Fury Runs Deep). Como muitos outros prisioneiros, ele não pertence ao Defias Brotherhood, organização criminosa que se opõe a Aliança.
Hamhock
Hamhock é um ogro capturado em Duskwood que nem sequer possui lot significante. Desconfiam que ele seja um Splinter Fist e sirva ao comando de Zzarc'Vul, lider do clã Vul'Gol Ogre Mound.
Bazil Thredd
Bazil Thredd é o humano responsável pela rebelião e membro do Defias Brotherhood. Também existe um prêmio por sua cabeça entregue por Warden Thelwater (The Stockade Riots).
Targorr the Dread
Targorr the Dread é considerado o último boss oficialmente apesar do último boss ser Bazil Thredd. Aqui tanto faz. Targorr serve ao Blackrock orcs sob o comando de Gath'Ilzogg. Seus métodos são cuéis, mesmo para um orc, e os humanos que caíram em suas mãos foram torturados por capricho. Ele foi capturado e enviado a Stockade mas o corrupto e lento sistema judicial impediu que ele fosse executado por seus merecidos crimes. Sua cabeá é requerida por Guard Berton em Lakeshire (What Comes Around....).
Só para constar. Se os boss tivessem a mesma cara dos mobs, você nem saberia que os matou.
Antes de começar Enchanting pensei em faze-lo farmando o material necessário. Por esse motivo e por ainda não conhecer Shadowfang Keep resolvi ir até lá. Essa região também ganhou renome com o anuncio dos Worgens no Cataclysm.
Essa dungeon sempre foi desprezada e muita gente nem sabe que ela existe. Quem sabe a Blizz não recapeia ela para level 80-85. É uma dungeon muito legal de percorrer.
Shadowfang Keep é uma fortificação no sudoeste de Silverpine Forest próximo a Pyrewood Village. É base de operações do mago de Kirin Tor Arugal e sua prole de worgens.
Durante a Terceira Guerra, os magos de Kirin Tor batalharam contra os exércitos de mortos-vivos da Scourge. Quando so magos de Dalaran morriam em batalha, rapidamente retornavam e somavam suas forças a Scourge. Frustado pela falta de progresso e ignorando o conselho de seus companheiros, o arquimago Arugal decidiu invocar entidades extra dimensionais para suportar a diminuição de suas fileiras. A convocação de Arugal trouxe os vorazes Worgens ao mundo de Azeroth.
Os homens lobos não só mataram a Scourge como logo se voltaram contra os magos. Os worgens investiram contra a fortaleza do nobre Baron Silverlaine. Situada acima do pequeno vilarejo de Pyrewood, a fortificação rapidamente caiu em sombra e ruína. Enlouquecido com a culpa, Arugal adotou os Worgens como suas crianças e se retirou para Shadowfang Keep. Ele ainda reside lá, protegido por seu companheiro animal, Fenrus - e atormentado pelo espírito vingativo de Baron Silverlaine.
A Fortaleza
É uma atração a parte. Eu realmente curti odesign dela pois você entra meio infiltrado, atravessa a área centra, invade o castelo, circunda toda a fortaleza até chegar no último boss. Ao todo são oito boss dentro da dungeon.
A dungeon tem um pequeno segredo para entrar. Logo de cara você se depara com um imenso portão fechado. Para passar é necessário que você entre a direita e vá até a prisão da guarda e liberte o mago Ashcrombe (Deathstalker Adamant na versão horda). Ele abrirá uma porta lateral que dá acesso ao castelo.
Mob
Composto de Shadowfang Worgen, Worg e Tormented Souls. Não vale a pena descreversuas habilidades pois eles caem com uma flecha. O mob se divide por todo o castelo de forma mista e montam um cenário de abandono.
É uma pena que o Lupine Horror não pode ser capturado como pet, eu me mordi de vontade de ter um, seria um “spirit beast” para survival.
Rethilgore
Rethilgore é o primeiro mini-boss, um worgen responsável por guardar a prisão de Shadowfang Keep.
Razorclaw the Butcher
o worgen Razorclaw the Butcher ganho seu nome por matar muitos inocentes. Hoje ele habita a antiga cozinha de Shadowfang.
Commander Springvale
O terceiro mini-boss é o espírito de um paladino humando, Commander Springvale que, junto de seus homens, caça os membros do concil.
Baron Silverlaine
Baron Silverlaine era o lord de Shadowfang Keep que foi morto por Arugal. Seu espírito ainda habita o castelo em busca de vingança.
Odo the Blindwatcher
Odo the Blindwatcher é o quinto boss da dungeon. Cercado pelos seus dois pets morcegos, um Blood Seeker e um Vile Bat, ele guarda a passagem para o segundo bloco.
Fenrus the Devourer
Fenrus the Devourer é o pet de Arugal. Um dia ele já foi um worg que teve seu tamanho e força aumentados pela magia negra. Durante a luta, o próprio Arugal irá assistir seu pet devorar os intrusos e auxiliará com quatro lobos conjurados.
Wolf Master Nandos
Nandos é o senhor dos worgs e habita o estábulo dos lobos. Ele é o último adepto inescrupuloso de Arugal a obstruir o seu caminho.
Archmage Arugal
E finalmente o boss da dungeon, Arugal.
O lore torna essa dungeon especial e pretendo voltar nela com meus alts. Se ela fosse uma Dungeon Heróica seria a minha preferida.
Li esse post “Hunter Raiding Consumables” e resolvi melhorá-lo um pouco pois o autor esqueceu alguns detalhes. Diferente do original que foi focado em Raid eu vou detalha-lo um pouco mais.
As novas munições já são facilmente encontradas e muito fáceis de serem feitas.
Aprendi que existe um grupo de pessoas que não utiliza o tradicional Endless Rage. A vantagem que eu vejo nessa alternativa é não precisar de Frost Lotus para serem feitos e a desvantagem é que se você morrer perde o Elixir.
O autor considerea a segunda opção melhor para seu DPS, o que me faz pensar que eu ainda sou leigo quanto a relação AGI x AP. De qualquer forma fui testá-lo no Hunter DPS Analyzer e constatei que existe um acréscimo de 12 no DPS ou +8 se você trocar Elixir of Mighty Thoughts por Elixir of Major Agility (e eu vendi todos os meus Terocones).
No post ele levanta outra questão que eu nunca parei para avaliar. Como o flask, ele usa alimento de AGI e não de AP. Novamente eu fui ao Hunter DPS Analyzer para constatar um ganho de 7 pts no DPS.
Não sei por qual motivo o autor afirma que você só precisa de scroll caso não exista DK ou Shaman em seu grupo. Não fiz um teste mas também não achei onde diga que um sobrepõe o outro.
Apesar de fora de sua responsabilidade é bom conhece-los.
Nada mais justo, já que eu optei por trocar Herbalism por Enchanting, montar um guia de evolução rápida. A idéia era fazê-lo em um ou dois dias mas para isso é necessário “poder econômico” e um pouco de sorte na AH. Caso a AH não coopere, levara mais tempo até ser farmada a matéria-prima necessária. Acabei tendo que farmar 2 Large Prismatic Shard que não tinha na AH e me consumiu 3 horas.
Se você realmente quer faze-lo rápido, prepare seu bolso porque eu gastei 7k para deixá-lo com 425 em dois dias. Agora vou farmar Eternal Earth que o custo dela na AH é muito alto e preciso de mais de 100 para completar 450.
A lista completa de trainers você encontra aqui. Apprentice, Journeyman, Expert e Artisan são treinados no mesmo NPC enquanto Master é treinado em Outland e Grand Master em Northrend. Não me preocuparia com os encantamentos até Master, a não ser que faça parte da evolução. Foque nos encantamentos depois do level 350 que são mais vantajosos. Os trainers mais comuns são:
Apprentice, Journeyman, Expert e Artisan
- Gimble Thistlefuzz – The Great Forge, Ironforge [60.0, 45.4]
- Lucan Cordell – The Canals, Stormwind [53.0, 74.3]
Master
- Johan Barnes - Honor Hold, Hellfire Peninsula [53.7, 66.1]
- High Enchanter Bardolan - The Seer's Library, Shattrath City [43.2, 92.2]
- Asarnan - The Stormspire, Netherstorm [44.2, 33.7]
Grand Master
- Enchanter Nalthanis - Magus Commerce Exchange, Dalaran [39.1, 40.5]
- Fael Morningsong - Argent Tournament Grounds, Icecrown [73.0, 20.6]
Apprentice, Journeyman, Expert e Artisan
- Godan - The Drag, Orgrimmar [53.8, 38.5]
- Lavinia Crowe - The Apothecarium, Undercity [62.3, 61.6]
Master
- Felannia - Thrallmar, Hellfire Peninsula [52.3, 36.1]
- High Enchanter Bardolan - The Seer's Library, Shattrath City [43.2, 92.2]
- Asarnan - The Stormspire, Netherstorm [44.2, 33.7]
Grand Master
- Enchanter Nalthanis - Magus Commerce Exchange, Dalaran [39.1, 40.5]
- Fael Morningsong - Argent Tournament Grounds, Icecrown [73.0, 20.6]
Utilizarei a divisão de etapas pelo tipo de material usado na evolução. Mas antes, vamos entender melhor esses materiais.
A arte de disenchant você adquire logo no início da profissão e não há evolução direta, apenas requerimento com base no seu level de Enchanter. Com 375 de Enchanter você já desencanta itens épicos e se você quiser parar por aqui para poder farmar material é um bom ponto. O site WoW Professions montou as seguintes regras gerais.
A tabela a seguir dá uma idéia de onde você desencanta os materiais necessários. Podem existir algumas variações então use apenas como base.
Matéria-Prima | E-lvl mínimo | ilvl | R-lvl | Custo AH unitário |
1 | 12-15 | 5-20 | 39s38c | |
75 | 26-35 | 21-30 | 59s94c | |
125 | 36-45 | 31-40 | 1g28s | |
Dream Dust | 175 | 46-55 | 41-50 | 52s |
225 | 56-65 | 51-60 | 3g | |
275 | 79-120 | 57-70 | 2g70s | |
325 | 130-174 | 67-76 | 4g75s | |
1 | 5-15 | 5-10 | 56s17c | |
Greater Magic Essence | 25 | 16-20 | 10-15 | 1g8s |
Lesser Astral Essence | 50 | 21-25 | 14-20 | 66s75c |
Greater Astral Essence | 75 | 26-30 | 20-25 | 1g43s |
Lesser Mystic Essence | 100 | 31-35 | 26-30 | 56s14c |
Greater Mystic Essence | 125 | 34-40 | 31-40 | 1g40s |
150 | 41-45 | 36-40 | 4g | |
Greater Nether Essence | 175 | 46-51 | 41-45 | 11g80s |
Lesser Eternal Essence | 200 | 51-55 | 46-50 | 5g20s |
Greater Eternal Essence | 225 | 56-65 | 51-60 | 12g60s |
Lesser Planar Essence | 275 | 80-99 | 57-63 | 5g |
Greater Planar Essence | 300 | 102-120 | 64-70 | 15g91s |
Lesser Cosmic Essence | 325 | 130-150 | 67-72 | 6g11s |
Greater Cosmic Essence | 350 | 154-187 | 73-80 | 16g66s |
Small Glimmering Shard | 1-50 | 17-27 | 13-20 | 38s22c |
Large Glimmering Shard | 50 | 26-30 | 21-26 | 80s |
Small Glowing Shard | 75 | 31-35 | 24-30 | 13s15c |
Large Glowing Shard | 100 | 36-40 | 27-40 | 1g |
Small Radiant Shard | 125 | 40-45 | 35-40 | 7g60s |
Large Radiant Shard | 150 | 46-50 | 40-45 | 12g87s |
Small Brilliant Shard | 175 | 51-60 | 46-50 | 2g81s |
Large Brilliant Shard | 200 | 56-65 | 50-60 | 6g42s |
Small Prismatic Shard | 225 | 66-97 | 60-70 | 2g |
Large Prismatic Shard | 275-325 | 100-115 | 65-70 | 8g90s |
Small Dream Shard | 325 | 130-166 | 69-77 | 7g50s |
350 | 167-200 | 75-80 | 20g | |
Abyss Crystal | 375 | 200+ | 80 | 55g |
E-lvl: Enchanter Level; ilvl: level do item; R-lvl: requisito mínimo para uso.
O preço médio varia de Server para Server então faça a sua própria estimativa. O R-Lvl ajuda você escolhar em qual Dungeon farmar seus itens, já que elas dropam itens referentes ao seu level.
Por exemplo, fui buscar as duas Large Prismatic Shard que eu precisava em “The Underbog” heróica. Por ser uma dungeon 63-65, o item só era desencantado do reward de cada boss.
Se você seguir o guia, irá consumir:
Material desencantado
Outros
Não vou estabelecer marcas pois é um processo contínuo. Ao invés disso, vou intercalar com notas e observações.
Não fiz muitas anotações, então me perdoe por alguma falha que houver no porcesso. Caso encontrem alguma, por favor me avise. Agora vou preparar um guia de como ganhar golds com Enchant.
Fontes e Links relacionados
É isso ai, pessoal! Um ótimo ano novo a todos os internautas e jogadores de WoW. Uma semana de férias do trabalho mas não de Azeroth e muitas mudanças.
Tomei coragem e troquei Herbalismo por Enchanter e fiquei pobre. Logo, logo posto o guia de como fazer enchanter 450 em um dia.
Peguei meu primeiro item de Frost e já estou indo pro segundo. Como fez diferença na minha barra do WoW Heroes. Andei uns 40% com o verde até ICC25. Tinha andado mais e voltei um pouco, devo ter trocado algum item.
Quase Honored com “The Ashen Verdict”. Já peguei o primeiro anel.
Conheci todos os boss de Icecrown Citadel. Sofremos para matar o último.
Faxinei meu banco. Agora sobra espaço que será completado com muito material de Enchanter.
Solei mais algumas Dungeons antigas. Review em breve.
Agora preciso me reorganizar para 2010. As coisas andam rápido e quando você menos espera “Cataclysm” está batendo em sua porta.